A sensação térmica chegou a 51,3 °C às 16h desta quinta-feira, em Blumenau. O dado é da estação convencional do Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Itajaí (Ceops). A temperatura nesse mesmo horário foi de 40,0°C, segundo o técnico-hidrometrista Mário de Oliveira.

Continua depois da publicidade

A temperatura não chega a ser um recorde histórico, mas foi a primeira vez em que os termômetros do Ceops chegaram a 40 °C neste ano. A estação convencional do Ceops é composta por termômetros, medida manualmente todos os dias e fica no campus 1 da Furb. No mesmo local também há uma estação automática, cujos dados costumam ser compilados ao fim do mês.

Quem também monitora as temperaturas em Blumenau é o sistema Alertablu, criado em 2014. Nos dados do Alertablu, a temperatura na cidade nesta quinta-feira chegou a 39,7 °C, às 16h. Já a sensação térmica chegou a 48,2 °C. A estação do sistema é automática e fica localizada no Parque Ramiro Ruediger. Nos dados do Alertablu, o dia mais quente do ano foi registrado em 3 de janeiro, quando a temperatura chegou a 41,6 °C.

Oliveira alerta que uma situação atípica dos últimos dias é a ocorrência de temporal todo fim de tarde, há oito dias. Segundo ele, desde o dia 7 os termômetros ficam acima dos 35 °C e desde o dia 10 a região enfrenta tempestades de verão, como as que já atingiram Rio do Sul e Benedito Novo. Ainda assim, os dias seguintes registram forte calor, com temperaturas que beiram os 40 °C.

Leia mais notícias em santa.com.br

Continua depois da publicidade