Após quase dois anos dos registros de deslizamentos na BR-280, na Serra de Corupá, no Norte de Santa Catarina, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que concluiu o pacote de obras emergenciais no trecho entre o Km 64 e o Km 111. Foram investidos aproximadamente R$ 72 milhões para estes trabalhos.

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Segundo o DNIT, foram realizadas obras de construção de muros de gabiões (muros de pedras), retaludamento de encostas; cortinas atirantadas; instalação de novos dispositivos de drenagem como bueiros e galerias; entre outras obras necessárias para garantir a trafegabilidade da rodovia, como melhoria na pavimentação.

Veja fotos do antes e depois da obra

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Os trabalhos foram encerrados no fim de julho, informou o órgão federal. Este trecho da BR-280 possui pista simples e curvas perigosas. Mesmo com as obras de melhoria e tráfego totalmente liberado, a orientação aos motoristas é de atenção neste trecho da rodovia.

Deslizamentos após chuvas em 2022 e 2023

Em um período entre novembro de 2022 e o primeiro semestre de 2023, a Serra de Corupá sofreu com diversos estragos por conta das fortes chuvas, como queda de barreiras, ruptura de solo, quedas de árvores e rompimentos de bueiros. Na época, o DNIT chegou a identificar 20 pontos com deslizamentos de grande monta e potencial risco de novas ocorrências.

A geologia local, considerada de suscetibilidade alta para deslizamentos e erosão, somada a volumes históricos de precipitação, provocaram o fechamento total da rodovia por mais de 10 vezes, trazendo muita insegurança aos motoristas e moradores da região. Na época, o DNIT chegou a decretar situação de emergência em um percurso de 47 quilômetros da rodovia, entre Corupá e São Bento do Sul.

Em caráter emergencial, foram iniciados serviços como escavações, execução de aterros, regularização de pista, acostamento e talude, construção de galerias, implantação de desvios, limpeza de material sobre a pista e trabalhos de recuperação da pista, todos finalizados em 2024.

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Veja o vídeo que mostra o antes e depois no trecho da BR-280

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