Ao menos 10 municípios do Rio Grande do Sul registraram estragos após um temporal na noite desta segunda-feira (8). A Defesa Civil gaúcha informou que os danos aconteceram, principalmente, na região da Serra e no Vale do Taquari. As informações são do GZH.

Continua depois da publicidade

Em Flores da Cunha, na Serra, 43 residências sofreram estragos, sendo uma das regiões mais afetadas. Telhados de uma igreja, escola, comércios, e uma unidade básica de saúde de Alfredo Chaves também foram danificados.

De acordo com o portal GZH, em Antônio Prado houve destelhamentos e queda de árvores. Já em Farroupilha, casas ficaram destelhadas e uma família ficou desalojada. Além disso, três bairros tiveram o fornecimento de energia interrompido.

Em Nova Pádua, outras três casas tiveram danos nos telhados, com queda de árvores e falta de luz. Com isso, quatro pessoas precisaram se abrigar na casa de familiares. No município de Pinto Bandeira, duas casas foram danificadas, e lonas foram distribuídas.

Na região Norte, Gentil registrou destelhamentos e a prefeitura precisou utilizar máquinas para remoção de materiais.

Continua depois da publicidade

No Vale do Taquari, no município de Estrela, o telhado de um galpão foi arremessado contra a rede elétrica na Linha São Jacó Bainha. Em Teutônia, três residências também tiveram estragos, e uma pessoa precisou se alojar com familiares. 

Lajeado registrou danos no telhado de um prédio no bairro Florestal e avalia outros possíveis pontos de impacto. No Vale do Caí, São Vendelino teve queda de árvores, obstrução de vias e falta de energia.

Alertas meteorológicos para o Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem três alertas para o Rio Grande do Sul, em vigor até às 23h59min desta terça-feira (9).

Um dos alertas do Inmet é de cor vermelha, o mais alto na escala de avisos e indica grande perigo, chuva forte, vento e possibilidade de queda de granizo, e abrange principalmente a Fronteira Oeste e as regiões Noroeste, Norte, Centro, Nordeste e Região Metropolitana de Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

Há outro alerta, na cor laranja, de perigo menor que abrange toda a faixa litorânea do Rio Grande do Sul com intensificação dos ventos, movimentando dunas de areia.

Já o terceiro alerta do Inmet, é amarelo, mais leve, e abrange todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, com possibilidade de chuva intensa, vento moderado e queda de granizo.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também alerta para risco moderado de deslizamentos nas cidades de Cruzeiro do Sul e Estrela no Vale do Taquari e em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo.