O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados neste sábado (1°) durante as eleições da nova composição da Mesa Diretora. Ele foi eleito com 444 votos, o segundo maior da história, dos 513 possíveis.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Com 35 anos, Hugo Motta será o mais jovem a presidir a Câmara e vai substituir Arthur Lira, que deixa cargo após 4 anos e 2 mandatos. Além de Motta, Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) tambe´m estavam na disputa para o cargo.
Hugo Motta teve o apoio do bloco parlamentar formado na manhã deste sábado com 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD. Pastor Henrique Vieira e Marcel van Hattem foram indicados por seus partidos.
Para ser eleito, o candidato precisava da maioria absoluta dos votos na primeira votação (pelo menos 257 votos de deputados) ou ser o mais votado no segundo turno. A primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está agendada para começar às 16h deste sábado, no Plenário Ulysses Guimarães.
Continua depois da publicidade
A votação foi secreta e feita em urna eletrônica.
Também no sábado serão definidos quais partidos irão compor cada bloco parlamentar. Essa composição será levada em conta para a distribuição das presidências das comissões pelos quatro anos seguintes.
Veja a formação da Mesa Diretora
- 1° vice-presidente – Altineu Côrtes (PL-RJ)
- 2° vice-presidente – Elmar Nascimento (União Brasil-BA)
- 1° secretário – Carlos Veras (PT-PE)
- 2° secretário – Lula da Fonte (PP-PE)
- 3° secretária – Delegada Katarina (PSD-SE)
- 4° secretário – Sérgio Souza (MDB-PR)
Acompanhe ao vivo
Quem são os candidatos à presidência da Câmara
Hugo Motta (Republicanos-PB)
Hugo Motta é médico e deputado federal pela Paraíba e considerado o favorito para vencer a disputa pela presidência da Câmara. Está no quarto mandato como parlamentar. Com 35 anos, pode se tornar o presidente da Câmara mais jovem da história.
Continua depois da publicidade
Ele pertence a uma família de políticos e tem o apoio do atual presidente Arthur Lira e de 18 partidos, incluindo o PT de Lula e o PL de Bolsonaro.
Motta é apontado como afilhado político do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e chegou a presidir a CPI da Petrobras, trabalho que é citado como um dos pontos que causaram desgaste do governo Dilma Rousseff antes do impeachment dela, em 2016. No entanto, por ter perfil apontado como de diálogo e conciliador, agrada deputados ligados ao governo Lula.
Marcel van Hattem (Novo-RS)
O deputado foi lançado pelo Partido Novo como oposição ao bloco do Centrão, que se uniu em torno da candidatura de Hugo Motta. Como o partido tem atualmente apenas quatro deputados na Câmara, a candidatura é vista com menor chance de vitória.
Marcel van Hattem tem 39 anos, é jornalista e está no segundo mandato como parlamentar pelo Rio Grande do Sul. É mestre em Ciência Política e em Jornalismo, mídia e globalização. Foi vereador de Dois Irmãos (RS), deputado estadual por três mandatos e trabalhou como assessor especial na Câmara dos Deputados.
Continua depois da publicidade
Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ)
Henrique Vieira tem 37 anos, é pastor, ator e ativista social. A candidatura tem a intenção de oferecer um nome da pauta progressista e repete uma tradição do PSOL de lançar candidaturas próprias à presidência da Câmara, mesmo quando há adversários apontados como favoritos.
Vieira foi vereador de Niterói (RJ) e está no primeiro mandato como deputado federal. Foi aluno do ex-deputado Marcelo Freixo (PT-RJ) e é autor de dois livros.
Mesa
A Mesa Diretora da Câmara é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado. A Mesa compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria (quatro secretários e quatro suplentes).
Supersábado no Legislativo
O primeiro dia de fevereiro é marcado pela escolha dos parlamentares que comandarão o Legislativo catarinense e brasileiro pelos próximos dois anos. O supersábado começou às 10h, com a eleição da Mesa Diretora do Senado. Depois, a Alesc escolhe os parlamentares que vão compor a Mesa e, por último, a Câmara dos Deputados faz a própria eleição.
Continua depois da publicidade
*Com informações da Agência Câmara
Leia mais
Quem são os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados e do Senado
Como será o Supersábado de eleições para a presidência da Alesc, Câmara e Senado