Cidades de Portugal e da Espanha estão enfrentando um apagão de energia elétrica nesta segunda-feira (28). O apagão começou por volta do meio-dia do horário local (7h de Brasília) e afeta serviços de transporte e telecomunicações. Falta de luz também foi registrada na França, Alemanha, Países Baixos e Suécia. No início da tarde, a Espanha declarou emergência nacional.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A operadora da rede elétrica de Portugal, a REN, afirma que o apagão foi resultado de uma falha na rede espanhola, relacionada a um fenômeno atmosférico raro. Segundo a empresa, o fenômeno é conhecido como “vibração atmosférica induzida” e foi causado por causa de oscilações anormais nas linhas de alta tensão devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha.

Haviam especulações de que o apagão poderia ter sido provocado por um ataque cibernético, mas a empresa disse que não há sinal de ciberataque.

A empresa prevê que a normalização da rede poderá levar até uma semana. O primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que a expectativa é que a energia seja restabelecida no país nas “próximas horas”. Já o chefe de operações da rede espanhola REE, Eduardo Prieto, afirmou que o restabelecimento da energia na Espanha poderia levar de seis a dez horas.

Continua depois da publicidade

Segundo a operadora Red Elétrica, cerca de 20% da demanda energética já havia sido recuperada por volta das 15h no horário de Brasília, “provenientes de produção autônoma e interligação com a [produção energética da] França”.

Caos nas cidades

Cidades enfrentam caos no trânsito pela falta de semáforos. Partes dos metrôs de Madri e Lisboa foram evacuadas por falta de energia elétrica. Um morador da cidade espanhola divulgou imagens da estação de metrô às escuras.

O aeroporto de Lisboa está com acesso condicionado. Na Espanha, companhias aéreas relatam problemas nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. A companhia aérea espanhola Iberia confirmou que 23 dos 247 voos programados foram cancelados.

Aulas foram canceladas em universidades e serviços públicos não-essenciais foram suspensos nos dois países. Supermercados e hospitais funcionam com geradores próprios.

Continua depois da publicidade

As telecomunicações também sofreram interrupções. Há problemas generalizados para chamadas de voz. O serviço de mensagens WhatsApp também opera em velocidade reduzida, o que fez as pessoas a voltarem a usar o servido de SMS para se comunicarem.

Veja vídeo do metrô de Madri

*Matéria em atualização

**Com informações do g1 e da CNN

Leia também

Vaticano anuncia data do conclave que vai escolher o novo papa; veja quando