O segundo turno das Eleições 2022 está previsto para ocorrer no domingo, 30 de outubro. Entre as 8h e 17h, cidadãos de todo país devem se dirigir às seções eleitorais. Para garantir que todos possam exercer o direito de votar, cidades de Santa Catarina estão fazendo alterações nas linhas, horários e valores das passagens do transporte público. Confira abaixo a posição das principais cidades do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
A liberação do transporte gratuito no dia do segundo turno foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (18), após decisão de Luís Roberto Barroso. As prefeituras foram autorizadas a oferecer o serviço sem correrem risco de serem responsabilizadas por improbidade administrativa ou crime eleitoral, desde que a gratuidade não tenha discriminação de qualquer posição política. Todos devem ter assegurado o transporte gratuito onde ele for adotado.
Quais programas Bolsonaro fez como presidente do Brasil?
Continua depois da publicidade
Joinville
Na cidade mais populosa do Estado, a prefeitura ainda estuda o assunto e não tem uma definição. No primeiro turno, o transporte coletivo funcionou normalmente, seguindo os horários de domingo, com a cobrança de tarifa.
Florianópolis
Como divulgado na coluna de Ânderson Silva, os ônibus terão passe livre em Florianópolis no dia 30 de outubro. O transporte deve operar nos horários de domingo, com frotas extras conforme a demanda das linhas, de acordo com a secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano da prefeitura da Capital.
A gratuidade nas passagens também foi adotada no primeiro turno. Segundo o município, o benefício do “Domingo na Faixa” teve 62 mil usuários em 2 de outubro.
Quais programas Lula fez quando foi presidente do Brasil?
Blumenau
Assim como no primeiro turno, a prefeitura de Blumenau optou por ampliar os horários do transporte público, porém sem alterações no valor das passagens. A lista completa com as linhas ampliadas deve ser divulgada na próxima semana.
Continua depois da publicidade
São José
Os ônibus vão circular normalmente, em horário de domingo, inclusive os intermunicipais, com cobrança de tarifa.
Chapecó
A Prefeitura de Chapecó afirma que não haverá mudanças no transporte no dia das Eleições. Os horários dos ônibus serão de domingo, com cobrança de tarifa.
Itajaí
A prefeitura ainda está avaliando se haverá gratuidade ou reforço nos horários. A decisão deve ser divulgada nesta sexta-feira (21).
Criciúma
A Prefeitura de Criciúma definiu que não haverá gratuidade. Os horários adotados serão de domingo, porém com reforços em algumas linhas. O cronograma do serviço deve ser divulgado ainda nesta sexta-feira (21), no período da tarde.
Continua depois da publicidade
Lages
Ainda não há uma definição sobre alterações no quadro de horários ou no valor das passagens. A empresa Transul, responsável pelos ônibus na cidade, e o prefeito de Lages Antônio Ceron (PSD) devem se reunir na próxima segunda-feira (24) para definir as ações que serão adotadas.
Palhoça
Assim como no primeiro turno, os ônibus em Palhoça vão circular no horário de domingo, com cobrança de tarifa. Segundo a prefeitura, não há previsão de frotas extras.
Lages
Ainda não há uma definição sobre alterações no quadro de horários ou no valor das passagens. A empresa Transul, responsável pelos ônibus na cidade, e o prefeito de Lages Antônio Ceron (PSD) devem se reunir na próxima terça-feira (25) para definir as ações que serão adotadas.
Balneário Camboriú
Em Balneário Camboriú, a prefeitura ainda está decidindo se haverá gratuidade no transporte e linhas extras, conforme a demanda. A decisão deve ser anunciada na próxima semana.
Continua depois da publicidade
Brusque
Não há transporte público em Brusque aos domingos e a prefeitura da cidade não irá disponibilizar medidas alternativas.
Tubarão
Os ônibus vão circular no horário de domingo, com cobrança de tarifa.
São Bento do Sul
As passagens de ônibus são gratuitas aos domingos em São Bento do Sul e no dia das eleições, não será exceção. A Coletivos Rainha, empresa que gerencia o transporte na cidade, informou que os veículos vão circular com horário de domingo, sem alterações.
Navegantes
Em Navegantes, a prefeitura não tem gestão do transporte público. O serviço deve funcionar com horário de domingo e cobrança de tarifa.
Concórdia
A prefeitura do município ainda está avaliando se haverá necessidade de novos horários e gratuidade. A informação deve ser divulgada até segunda-feira (24).
Continua depois da publicidade
Rio do Sul
A prefeitura de Rio do Sul ainda está analisando se haverá mudança no valor das passagens e no quadro de horários. O assunto deve ser decidido até segunda-feira (24).
Indaial
No dia do segundo turno, a cidade no Vale do Itajaí terá gratuidade no transporte público. A medida foi anunciada nas redes sociais pelo prefeito André Moser (PSDB) como forma de “diminuir as abstenções”.
A reportagem entrou em contato com as prefeituras de Jaraguá do Sul, Camboriú e Caçador, mas não obteve retorno.
Saiba tudo sobre o segundo turno das Eleições 2022 no vídeo
Leia também
Empresa têxtil de Gaspar é notificada por assédio eleitoral ao permitir entrega de santinhos
Continua depois da publicidade
Prédio do Neymar nega referência a Bolsonaro e diz que bandeiras são para Copa