nsc

publicidade

Ambiente

Apesar da chuva dos últimos dias, 13 rios seguem em situação de estiagem em Santa Catarina

Boletim divulgado nesta quinta-feira (17) pela Defesa Civil aponta que quadro ainda é crítico em 8 cidades catarinenses

17/10/2019 - 19h47 - Atualizada em: 17/10/2019 - 19h55

Compartilhe

Por Guilherme Simon
rio pilões
Desde domingo, Rio Vargem do Braço, na Grande Florianópolis, recebeu 38mm de chuva em sua cabeceira, mas precisa de 100mm para normalizar nível
(Foto: )

Os volumes de chuva registrados nos últimos dias melhoraram o abastecimento nas cidades de Santa Catarina, mas ainda não foram suficientes. Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil nesta quinta-feira (17), 13 rios seguem em situação de estiagem no Estado e, em oito cidades, o quadro ainda é considerado crítico. Outras 15 estão em alerta por conta do baixo nível dos rios.

O boletim informou que a chuva melhorou os níveis de criticidade apenas nas regiões do Planalto Norte e Litoral Sul. No Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e na Bacia Hidrográfica do rio Camboriú, algumas estações ainda apresentam vazões e níveis críticos.

Conforme a Defesa Civil, a situação de estiagem segue afetando o rio das Antas (Extremo Oeste), Chapecó e Irani (Oeste), do Peixe (Meio Oeste), Marombas e Canoas (Planalto Sul), Vargem do Braço, Cubatão Sul e Tijucas (Grande Florianópolis), Camboriú (Litoral Norte), Timbó e Negrinho (Planalto Norte) e Itajaí-Açu (Vale do Itajaí).

Na Grande Florianópolis, o Rio Vargem do Braço, em Santo Amaro da Imperatriz, responsável pela captação de 70% do abastecimento da região, apresentou melhora sensível nos últimos dias, com 38mm de chuva em sua cabeceira desde domingo (13), conforme a assessoria da Casan. No entanto, de acordo com a Defesa Civil, a situação na região continua sendo considerada crítica.

Ainda conforme a assessoria da Casan, não é possível prever quando a situação será normalizada. Os engenheiros da companhia aguardam o fim de semana para poder fazer uma previsão mais precisa. Segundo eles, o Rio Pilões, como também é chamado o Vargem do Braço, sofreu tanto nos últimos meses que precisaria de 100mm de chuva para se recarregar.

Situação crítica em 8 cidades

Conforme a Defesa Civil, a partir de informações das agências reguladoras dos serviços de saneamento, é possível afirmar que oito cidades continuam em situação crítica por conta da estiagem em Santa Catarina, metade delas na Grande Florianópolis: Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes e São José, além de Angelina, Balneário Camboriú e Pescaria Brava.

O quadro é de alerta em outras 15 cidades: Anchieta, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Lourenço do Oeste, Xaxim, Chapadão do Lajeado, Tijucas, Águas Mornas, Antonio Carlos, Florianópolis, Porto Belo, Curitibanos e Santa Cecília.

Deixe seu comentário:

publicidade