Um carro bateu contra um trem na tarde de domingo (13) no bairro Anita Garibaldi, em Joinville. O veículo ferroviário chegou a apitar pouco antes de chegar ao cruzamento da Avenida Getúlio Vargas, mas não conseguiu impedir o acidente.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Um vídeo gravado no momento da batida mostra o trem passando pela placa de “apite” e, em seguida, buzinando. Segundos antes do trem passar pela via, quatro carros atravessam rapidamente. O quinto, que vinha logo atrás, também tenta cruzar a pista, mas acaba atingindo a lateral de um dos vagões.
Com o impacto da colisão, o carro, um Honda HR-V, ficou com o capô amassado e foi jogado para trás. A motorista, de 67 anos, não ficou ferida e, segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários, assinou um termo de recusa para atendimento.
A Polícia Militar foi acionada, mas não registrou um boletim de ocorrência porque a vítima já não estava mais no local.
Continua depois da publicidade
Por nota, a Rumo, concessionária responsável pelo trem, disse que o maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança, mas não conseguiu parar a tempo. A empresa ainda afirmou que prestou todo o suporte no atendimento à ocorrência e reforçou que a travessia pela ferrovia deve ser feita com atenção redobrada e que é necessário manter uma distância segura dos trens parados ou em movimento.
Desvio do Ramal Ferroviário
Este é o segundo acidente envolvendo trem que ocorre neste ano. Em janeiro, um outro veículo foi arrastado pelo trem no bairro Itaum, na frente do terminal de ônibus, na zona Sul da cidade. O carro foi arrastado até sair do trilho, mas de acordo com os socorristas ninguém se feriu.
Também por nota, a Prefeitura de Joinville diz que, em 2002, fez um projeto de Desvio do Ramal Ferroviário da área urbana da cidade. O prefeito Adriano Silva (Novo) encaminhou nesta gestão ofícios sobre o tema para o ministro dos Transportes, reforçando a importância e urgência da realização do contorno das linhas do trem para o município.
Segundo o município, as obras do contorno foram iniciadas pelo Governo Federal, mas estão paralisadas há seis anos. O prefeito cobrou do Ministério de Infraestrutura a retomada dessas obras e também solicitou ao ministro a adequação do marco regulatório para a retomada do transporte de passageiros, via trem, no âmbito metropolitano.
Continua depois da publicidade
Veja vídeo
*Com informações de NSC TV
Leia também
Autotestes de Covid começam a chegar nas farmácias de Joinville; veja o preço
UFSC mantém obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes
Mais da metade dos municípios de SC está há 30 dias sem registrar morte por covid-19