Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática no próximo domingo (16) podem contar com o aplicativo MEC Enem — o Simuladão do Enem, para revisar os conteúdos.

Continua depois da publicidade

O aplicativo do Ministério da Educação (MEC) visa apoiar estudantes na preparação para o Enem. Ele está disponível nas lojas de aplicativos Apple Store e Google Play, mas também pode ser acessado pela internet

Os interessados precisam se conectar pela plataforma gov.br, com o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em seguida, o estudante deve se cadastrar no aplicativo ou no site.

Aplicativo tem apostilas e simulados para revisão

Após se cadastrar na ferramenta com o login gov.br, o estudante terá acesso a conteúdos nos formatos de vídeo e apostilas. A plataforma também apresenta as seguintes funcionalidades:  

  • trilhas de estudo segmentadas por complexidade e campo do conhecimento;  
  • simulados completos com questões de provas do Enem; 
  • simulados de questões alternativas por campo do conhecimento;
  • assistente virtual com inteligência artificial para construir planos ou cronogramas de estudo personalizados;
  • tira-dúvidas do estudante, com base em conteúdos exclusivos das matérias que caem no Enem.

Continua depois da publicidade

As conquistas e as pontuações de cada estudante ficam registradas em um perfil privado, sendo possível para o usuário do aplicativo, se quiser, compartilhar sua evolução nas redes sociais.  

Segundo dia de Enem é neste domingo

No domingo, os participantes resolverão questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias e de Matemática e suas tecnologias.

Os portões abrem às 12h e serão fechados às 13h (no horário de Brasília). A aplicação das provas começa às 13h30min e termina às 18h30min, portanto, meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo de provas, que tinha a prova de redação. 

Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o primeiro dia de provas do Enem 2025 está agendado para 30 de novembro e o segundo para 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), na capital paraense no período da aplicação regular do exame. 

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Jean Laurindo