Às vésperas do Réveillon, a prefeitura de São Francisco do Sul precisou instalar um gabinete de crise na segunda-feira (29) para resolver o problema de desabastecimento de água na cidade. Moradores relatam que estão há cerca de uma semana sem o serviço. Segundo a concessionária, houve aumento de 7,5 milhões de litros consumidos diariamente na cidade por conta da alta temporada. Na manhã desta terça-feira (30), foi publicado um plano de manobras para tentar melhorar o abastecimento de água.
Continua depois da publicidade
Moradores denunciam falta de água em cidade de praia de SC
A reunião do gabinete de crise foi liderada pelo prefeito da cidade Godofredo Gomes Moreira Filho e contou com a participação da concessionária Águas de São Francisco do Sul.
Durante o encontro, a prefeitura cobrou posturas e medidas imediatas da empresa concessionária diante dos problemas registrados, especialmente considerando o aumento expressivo da demanda. Foram exigidas soluções relacionadas à ampliação da capacidade de abastecimento.
A administração municipal reforçou que está acompanhando de perto a situação e cobrando responsabilidades da empresa responsável pelo serviço.
Na manhã desta terça-feira (30), a Companhia Águas de São Francisco do Sul publicou um plano de manobras, nos períodos indicados como prioridade na distribuição, em que cada imóvel deve encher sua reserva individual. Já nos períodos de redução, o recomendado é utilizar somente a água armazenada, priorizando atividades essenciais e mantendo o consumo consciente. O plano foi dividido por regiões e bairros.
Continua depois da publicidade
Veja como será dividido o plano de manobras na praia de SC
- Setor Centro
Bairros: Laranjeiras, Rocio Grande, Água Branca, Centro, Rocio Pequeno, Paulas, Morro Grande e Acarai.
22h – 5h59: bombeamento no máximo para distribuição de água e recuperação do nível dos reservatórios. - Setor Balneários 1
Bairros: Enseada, Majorca e Praia Grande.
6h – 13h59: horário de manobras para priorizar o abastecimento desta região. - Setor Balneários 2
Bairros: Itaguaçu, Forte e Capri.
14h – 21h59: horário de manobras para priorizar o abastecimento desta região. - Setor Ervino
Abrangência: Todo o Setor Ervino.
22h – 6h: bombeamento ligado para distribuição de água à população.
O cenário atual é impactado pelo volume de turistas superior ao registrado na última temporada, reflexo direto dos investimentos em infraestrutura e da consolidação de São Francisco do Sul como destino turístico de destaque nacional. Atualmente, o município detém o maior número de praias certificadas com Bandeira Azul no Brasil, fato amplamente divulgado em nível nacional.
“Cabe ressaltar ainda que, desde a obra de captação de água do continente para a ilha, realizada há cerca de 20 anos, não houve investimentos estruturais de grande porte no sistema, o que amplia a necessidade de soluções urgentes e estruturantes”, informou a prefeitura em nota.
Ainda de acordo com a concessionária, em baixa temporada, a produção de água costuma ser de 17,1 mil metros cúbicos por dia, que equivalem a 17,1 milhões de litros. Na última semana, a média foi de 24,6 mil metros cúbicos, que equivalem a 24,6 milhões de litros, um aumento de 7,5 milhões de litros.
Continua depois da publicidade







