Em pleno verão e calor que supera os 30ºC, moradores de São Francisco do Sul têm enfrentado dias quentes sem água. Na Praia do Forte, há vizinhos que estão sem água há quase uma semana. Segundo a companhia responsável pelo serviço, a concessionária já está operando com a capacidade máxima dos sistemas de abastecimento contratados para atender a cidade.
Continua depois da publicidade
Entre as localidades mais afetadas estão as praias do Ervino, Itaguaçu, Forte, Capri e Ubatuba. Há moradores que relatam a falta de água desde a quarta-feira (24), outros desde a sexta-feira (26). Vídeos gravados pelos vizinhos mostram que, ao ligar a torneira, nenhuma gota de água cai.
— A gente não sabe mais o que fazer há seis dias já — relatou Adriana Santos.
Além das casas, os chuveiros nas praias, usados pelos banhistas para tirar a areia ou o excesso de água do mar, também estão desabastecidos.
Conforme a Águas de São Francisco do Sul, a concessionária está operando com a capacidade máxima dos sistemas de abastecimento contratados para atender a cidade.
Continua depois da publicidade
“São Francisco do Sul vem registrando uma demanda bastante elevada, tanto em função do aumento da população neste período quanto do maior consumo per capita provocado pelas altas temperaturas e pela onda de calor. Esse cenário acaba impactando as pressões da rede, especialmente nas áreas mais afastadas e nas extremidades do sistema”, cita a empresa por meio de nota.
Ainda de acordo com a concessionária, em baixa temporada, a produção de água costuma ser de 17,1 mil metros cúbicos por dia, que equivalem a 17,1 milhões de litros. Na última semana, a média foi de 24,6 mil metros cúbicos, que equivalem a 24,6 milhões de litros, um aumento de 7,5 milhões de litros.
Entretanto, a companhia informou que, mesmo diante desse contexto, segue garantindo a entrega de toda a produção de água disponível e reforça a importância do uso consciente dos recursos hídricos, priorizando a água para os fins mais essenciais. “A colaboração da população é fundamental neste momento”, cita.
A concessionária também está disponibilizando o atendimento com caminhão-pipa para situações pontuais em que seja necessário reforço no abastecimento.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Francisco do Sul informou por meio de nota que notificou formalmente a concessionária Águas de São Francisco do Sul em razão das recentes interrupções no abastecimento de água registrada no município.
No documento, a Administração Municipal solicita esclarecimentos e a apresentação de um plano de contingência em um prazo de 24 horas, “contendo as medidas imediatas adotadas e a serem implementadas para a normalização do abastecimento de água nas localidades afetadas, com cronograma claro de execução”.
O documento ainda reforça que o aumento da demanda de fornecimento registrada na alta temporada de verão não pode ser utilizado como esclarecimento para a ausência de fornecimento, pois não se trata de situação esporádica, sendo inclusive tema recorrente de todas as reuniões prévias, onde se apresentam as necessidades do município.
A Prefeitura reforça que segue acompanhando a situação e cobrando providências para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados à população e aos visitantes.
Continua depois da publicidade
Veja a nota da companhia na íntegra
Atualmente, a concessionária está operando com a capacidade máxima dos sistemas de abastecimento contratados para atender a cidade. São Francisco do Sul vem registrando uma demanda bastante elevada, tanto em função do aumento da população neste período quanto do maior consumo per capita provocado pelas altas temperaturas e pela onda de calor. Esse cenário acaba impactando as pressões da rede, especialmente nas áreas mais afastadas e nas extremidades do sistema.
Mesmo diante desse contexto, a companhia segue garantindo a entrega de toda a produção de água disponível e reforça a importância do uso consciente dos recursos hídricos, priorizando a água para os fins mais essenciais. A colaboração da população é fundamental neste momento.
A concessionária também está disponibilizando o atendimento com caminhão-pipa para situações pontuais em que seja necessário reforço no abastecimento.
Aproveitamos para reforçar a importância de campanhas de conscientização sobre o uso responsável da água, especialmente em municípios como São Francisco do Sul e Palhoça, que enfrentam grande pressão sobre os sistemas neste período.
Continua depois da publicidade







