O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) ganhará uma nova unidade em Itajaí. A construção deve começar em setembro, com investimento de R$ 5,2 milhões do Governo do Estado.

Continua depois da publicidade

O projeto é uma reivindicação antiga da população da Foz do Rio Itajaí e vai ampliar a capacidade de coleta e distribuição de sangue em toda a região.

A unidade será instalada na Rua Lauro Müller, 4, e terá 928,88 metros quadrados. O espaço reunirá uma Central de Distribuição de Hemocomponentes, com atendimento 24 horas para hospitais e clínicas conveniadas, e uma Unidade de Coleta de Sangue Total. Essa área vai funcionar no período da manhã e terá capacidade para cerca de 40 doações agendadas por dia, em quatro cadeiras simultâneas.

Moradores encontram cobra mais venenosa do Brasil em estacionamento de prédio em Itajaí

— Será um local onde o cidadão de Itajaí e da região da Amfri poderá doar sangue, ajudando a salvar vidas. Também vai funcionar como um centro de distribuição, levando mais perto do cidadão a sua vontade de apoiar e melhorar a saúde de toda a população — afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Continua depois da publicidade

Além disso, a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, destacou o impacto da obra.

— Mais do que uma obra, trata-se de um avanço para a saúde de todos os catarinenses, aumentando o número de bolsas disponíveis no estoque e garantindo um atendimento transfusional 24 horas em Itajaí — afirmou.

A construção é conduzida pelo Governo do Estado, Secretaria da Saúde, Fahece e parceiros, que atuam para entregar a unidade o mais rápido possível.

Leia mais

Novo muro em Balneário Camboriú promete proteger a orla da Praia Central; entenda a função

Itajaí registra três casos de agressão a profissionais de saúde em 48 horas