O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falou na manhã desta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que o Brasil não precisa retomar o horário de verão neste ano. O pronunciamento foi feito durante o programa “Bom Dia, Ministro”, após um apagão nacional que deixou todas as regiões do Brasil sem energia elétrica durante a madrugada.

Continua depois da publicidade

— O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente para discutir a segurança energética nacional e a modicidade tarifária [princípio que garante cobrança de tarifas justas]. Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano — informou o ministro.

De acordo com Alexandre Silveira, o Brasil é um país que depende naturalmente de suas hidrelétricas e que o governo pretende lançar ainda neste ano o “leilão de bateria”.

— A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias. Através da bateria, vamos ter o sol até 22 horas armazenado. Energia solar armazenada em baterias. É um grande sistema que vem estabilizar o nosso sistema.

Sobre os apagões, o minsitro informou que é um problema que acontece no mundo inteiro e reforçou que o sistama do Brasil é “muito robusto”. Caso necessário, Alexandre informou que o governo estaria disposto de implementar o horário de verão no Brasil novamente ” independentemente das opiniões e das controvérsias”.

Continua depois da publicidade

— É um grande problema é não é um problema nacional, é um problema no mundo inteiro. Portugal, Espanha sofreram agora recentes apagões de longo prazo por causa dessa intermitências. Mas o nosso sistema é muito robusto. Há um planejamento muito bem feito e nós estamos completamente seguros de que não precisamos do horário de verão neste ano.

*Com informações da Agência Brasil.

Leia mais

Horário de verão de volta em 2025? Veja a situação atual sobre possível mudança