A possível volta do horário de verão no Brasil em 2025 voltou à pauta nos últimos dias. A procura pelo assunto aumentou mais de quatro vezes na internet nos últimos dias, segundo dados da plataforma Google Trends.
Continua depois da publicidade
O Ministério de Minas e Energia afirma que o assunto “é permanentemente avaliado pela pasta”. A definição depende de análises sobre os níveis de chuva previstos e do consumo de energia nos horários de pico durante os meses mais quentes do ano. A decisão final, no entanto, ainda não foi tomada. Caso haja a volta do horário de verão, ele deveria funcionar de outubro a fevereiro, em datas ainda não confirmadas.
Em nota, o Ministério de Minas de Energia afirma que “as condições dos reservatórios são favoráveis, evoluindo dentro da normalidade”, com um cenário mais favorável do que o do ano passado. Ainda assim, a pasta monitora o assunto para embasar a decisão final do governo federal sobre o assunto.
O horário de verão foi extinto em 2019, durante o primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na época, o entendimento foi de que a medida não resultaria em economias significativas no consumo de energia elétrica.
Confira a íntegra da nota do ministério
“Em relação à sua demanda, o Ministério de Minas e Energia (MME) informa que o tema é permanentemente avaliado pela Pasta. A análise de 2025 busca avaliar os resultados dos estudos prospectivos ligados ao atendimento do pico de demanda de energia, para suprir a carga de forma coordenada, considerando o comportamento da geração não despachável das usinas solares e fotovoltaicas.
Continua depois da publicidade
As condições dos reservatórios são favoráveis, evoluindo dentro da normalidade ao longo do período seco, deixando o Sistema Interligado Nacional (SIN) em situação melhor que no ano passado. Estudos até fevereiro de 2026 confirmam o pleno atendimento de energia, conforme foi destacado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizada na última quarta-feira (10/09). Mais detalhes em https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/silveira-destaca-em-reuniao-do-cmse-a-interligacao-de-roraima-ao-sistema-interligado-nacional
O CMSE segue monitorando o sistema elétrico, subsidiando as autoridades com informações atualizadas para fins da decisão mais adequada.”
Leia também
Após manobra, Câmara restabelece votação secreta na PEC da Blindagem
“Você é o único”: Postagem misteriosa reforça boato de namoro de Zé Felipe e Ana Castela
Como influenciador foragido do Brasil foi encontrado em vida de luxo nos Emirados Árabes