Pietra Travassos, de 18 anos, eleita Miss Santa Catarina na última sexta-feira (18), tem sido alvo de ataques racistas nas redes sociais desde o momento da coroação. Segundo a organização do concurso, outras participantes negras também foram alvo de comentários preconceituosos. Entre as mensagens, internautas chegaram a questionar se Pietra “foi eleita por cotas” e a afirmar que “em Santa Catarina as mulheres são brancas”.
Continua depois da publicidade
Os ataques começaram a se espalhar logo após o anúncio da vencedora e se intensificaram nas horas seguintes, em publicações no perfil oficial do concurso.
Ao g1, Walesca Travassos, mãe da jovem, afirmou nesta quarta-feira (22) que a família, neste primeiro momento, busca orientações sobre as violências sofridas, mas ainda não definiu quais medidas serão tomadas. “Ainda estamos em êxtase com a alegria dessa conquista e evitando rebater de frente os comentários infelizes”, destacou.
Apesar das ofensas, a jovem também recebeu uma onda de apoio de internautas, que destacaram a importância da representatividade no evento.
Natural de Siderópolis, no Sul de Santa Catarina, a jovem mora com a mãe e a irmã e cursa o 3º ano do Ensino Médio. A ideia de participar do concurso estadual surgiu após se destacar em um evento realizado na escola, o Cedup Abílio Paulo.
Continua depois da publicidade
Veja imagens da ganhadora
Nesta edição do Miss Santa Catarina, Pietra disputou o título com outras 15 jovens de diferentes regiões do Estado. Entre elas, outras três também são negras: Cleunice Epifania, a Miss Laguna, Aniele Rosalino, Miss Arroio do Silva, e Alice Lima, Miss Tubarão.
A assessoria do concurso Miss Santa Catarina 2025 afirmou que repudia qualquer tipo de preconceito ou manifestação discriminatória direcionada às candidatas.
Segundo o evento, os ataques registrados nas redes sociais são “inadmissíveis” e “inaceitáveis”. O posicionamento ressalta que as críticas não atingem apenas Pietra Travassos, mas também outras participantes negras da edição.
O concurso destacou ainda que a escolha da vencedora seguiu critérios técnicos e transparentes. “O Miss Santa Catarina é um concurso justíssimo. A Pietra conquistou as melhores notas em todos os quesitos, beleza, elegância e postura. Os comentários negativos refletem apenas discursos de ódio”, informou a assessoria.
Continua depois da publicidade

















