nsc
an

publicidade

Chuva em SC

Após deslizamento, 25 casas devem ser interditadas definitivamente em Guaramirim

Plano de ação foi definido em reunião nesta terça-feira entre Prefeitura e Defesa Civil

19/02/2019 - 16h24

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
Deslizamento de terra na localidade de Vila Freitas na SC 108 entre Guaramirim e Massaranduba
Deslizamento de terra na localidade de Vila Freitas na SC 108 entre Guaramirim e Massaranduba
(Foto: )

Em reunião entre o prefeito Luís Chiodini e a Defesa Civil municipal de Guaramirim e a Defesa Civil estadual, foi definido um plano de ação emergencial para a cidade após o deslizamento que destruiu 10 casas na Vila Freitas, às margens da SC-108. Serão interditadas 25 casas da Vila Freitas definitivamente e há possibilidade de que o local seja decretado como de situação de alto risco, o que deve impossibilitar a construção de casas em um raio de 100 metros do centro do desastre.

Como muitas casas atingidas são consideradas ocupação irregular, os proprietários podem fazer o pedido para integrar o programa de casas modulares da Defesa Civil em outro local. Já os moradores que tem residências em situação regular podem ter o direito a indenizações se precisarem abandonar definitivamente suas casas — essa é uma situação que ainda será definida pelo poder público.

No momento, as famílias atingidas pelos deslizamentos estão passando por cadastramento para que a Defesa Civil tenha o levantamento do total de vítimas. A Polícia Civil também foi acionada para que estas pessoas possam refazer seus documentos, facilitando os pedidos de liberação de FGTS, caso o pedido de situação de emergência da cidade seja reconhecido pela União.

Na tarde desta terça-feira, 19, a Defesa Civil sobrevoou a região para analisar os riscos atuais de deslizamento. Na quarta de manhã, um geólogo da Defesa Civil estadual estará em Guaramirim para emitir um parecer técnico da área a ser interditada.

A SC-108 continua interditada. O objetivo é que os recursos para a reconstrução da pista venham via Ministério da Integração.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade