nsc

publicidade

Sabor Catarina

Aprenda a fazer panceta na panela de pressão

O importante é ter uma receita que mantenha a suculência da carne suína com a crocância da gordura da peça

08/08/2019 - 10h59

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Panceta ao molho de mostarda
Panceta ao molho de mostarda
(Foto: )

A estrela do momento é a panceta, ou barriga suína. O ingrediente é o novo queridinho de vários chefs e cozinheiros em todo o país, que estão explorando o que a carne suína tem a oferecer, garantindo sua presença em muitos cardápios.

A peça tem um desenho bem definido, com a gordura e a carne destacadas em cada lado do corte. A panceta pode ser encontrada fatiada, em medalhões ou em cubos, e pode ser assada no forno, na churrasqueira e até preparada em pratos mais elaborados.

O desafio é manter a manta gordurosa, que recobre a carne, seca e o mais crocante possível. A tarefa não é simples, mas algumas formas de preparo tornam possível obter esse resultado. E não é só em restaurantes da alta gastronomia que essa possibilidade existe: em casa, algumas técnicas de finalização são práticas e rápidas, e qualquer um pode fazer uma panceta macia por dentro e com a casquinha crocante e saborosa por fora.

Panela de pressão é uma aliada na cozinha:

Panela de pressão é uma aliada na cozinha
Panela de pressão é uma aliada na cozinha
(Foto: )

A dica é cozinhar a panceta na panela de pressão, em um caldo bem saboroso antes de grelhar. E, na frigideira – sem precisar acrescentar azeite ou óleo, já que a própria carne libera gordura — é possível finalizar, garantindo a camada crocante. Confira a receita:

Panceta na pressão:

Ingredientes

– 3 colheres (sopa) de azeite;

– 1 cebola pequena

– 1 cenoura

– 1 talo de alho-poró

– 1 ramo de tomilho (pode usar as ervas que quiser)

– 1 colher (chá) de sal

– pimenta-do-reino a gosto

– 500g de panceta em cubos

Modo de preparo

Panceta na panela de pressão: fácil e gostosa
Panceta na panela de pressão: fácil e gostosa
(Foto: )

Para começar é preciso fazer um refogado. Na panela de pressão adicione, na seguinte ordem, o azeite, cebola picada, cenoura picada e talo de alho-poró picado. Refogue tudo até começar a dourar e prossiga adicionando os demais ingredientes abaixo, ervas, sal e pimenta-do-reino. Por último, acrescente a panceta em cubos. Cubra com água e deixe na pressão, em fogo baixo, por 35 minutos. Para finalizar, retire a panceta do caldo, seque bem com papel toalha e grelhe todos os lados em frigideira antiaderente.

O preparo combina com diversos acompanhamentos. Com molho de mostarda, ou barbecue, o sabor é realçado e apenas um purê de batatas já complementa o prato. Outra opção é preparar um risoto com o caldo que ficou na panela de pressão.

Confira no Sabor Catarina outras dicas de preparo e combinações que ficam excelentes com carne suína.

Conteúdo patrocinado pelo Icasa e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content.

Deixe seu comentário:

publicidade