Uma oportunidade para iniciar a vida profissional e ainda colaborar com a construção de um mundo melhor. Isso é o que proporciona o programa Aprendiz Cooperativo, da Viacredi. Foi por meio dele que a instituição foi escolhida para receber o Prêmio Ser Humano SC 2018. Segundo Bonifácio Rodrigues, Gerente de Gestão de Pessoas da Viacredi, essa conquista reafirma o propósito da cooperativa de unir pessoas e transformar vidas.

Continua depois da publicidade

– É muito gratificante saber que esses jovens são reconhecidos e valorizados no seu local de trabalho e, muitas vezes, acabam efetivados. É um aprendizado mútuo, pois nós nos desenvolvemos com a ajuda deles e eles crescem pessoal e profissionalmente por meio do convívio com a equipe – conta.

Um exemplo é Leonardo Lenno Amaro, que foi jovem aprendiz e acabou sendo contratado pela cooperativa após o período do programa. Hoje, ele é auxiliar de gestão de pessoas, além de ter sido um dos autores do case vencedor do prêmio.

Continua depois da publicidade

– Sou muito feliz e grato pela oportunidade de participar da construção desse trabalho que nos levou ao reconhecimento. Tudo aquilo que foi apresentado foi vivenciado por mim na prática. É um orgulho fazer parte dessa conquista da Viacredi – destaca.

O Programa

O Aprendiz Cooperativo proporciona a jovens de cidades catarinenses, onde a Viacredi está inserida, a primeira experiência no mercado de trabalho. Hoje, a Cooperativa conta com 67 jovens aprendizes. A participação possibilita a formação técnica alinhada com a cultura da instituição e o desenvolvimento pessoal dos integrantes.

Os contratados possuem carga horária de 20 horas semanais, em que recebem qualificação teórica e prática na cooperativa com duração de no máximo dois anos. As inscrições costumam ter início no primeiro semestre e, para participar, é necessário cumprir alguns requisitos como estar no nono ano ou no ensino médio e ter entre 15 e 17 anos.

A seleção consiste na realização de provas teóricas de matemática, língua portuguesa e redação, além de entrevista com os candidatos. Cooperados e filhos de Cooperados são priorizados no processo. Os aprovados recebem salário, auxílio alimentação, auxílio transporte e PPR. Mais detalhes sobre como ingressar no programa podem ser obtidos em www.viacredi.coop.br.

Continua depois da publicidade

Conteúdo patrocinado pela Viacredi e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content