O apresentador Ronnie Von passou por três cirurgias, duas no coração e uma na próstata, após ser diagnosticado com uma arritmia grave. Von contou que a doença é assintomática e por isso não sentia dores ou mudanças no corpo.

Continua depois da publicidade

Ainda, em entrevista à coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles, Ronnie mencionou um período delicado que envolveu sua saúde. O apresentador precisou ficar 30 dias internado. Ele afirma que agora se sente “vivo”.

— Depois que voltei da segunda cirurgia, tive um pico de pressão e suspeita de parada cardíaca. Fui parar na UTI, mexe aqui e mexe ali, conseguiram normalizar a situação. Fiquei mais 10 dias, e a coisa foi somando até chegar um mês [de internação]. Eram dores insuportáveis. Cheguei a chorar de dor.

Ronnie Von ainda explicou que enquanto estava internado no hospital havia muitos fios ligados a ele e que precisava chamar pessoas para conseguir fazer coisas básicas, como ir ao banheiro.

Continua depois da publicidade

— Hoje eu me sinto feliz porque não estou dependendo mais desse tipo de cuidado médico.

O que é uma arritmia grave?

Uma arritmia é grave quando é acompanhada de sintomas como tontura, desmaio, dor no peito, falta de ar ou sensação de perda de consciência, pois pode indicar que o coração não está a bombear sangue corretamente e há risco de complicações sérias como a morte súbita ou acidente vascular cerebral (AVC).

É essencial procurar um médico imediatamente se estes sintomas surgirem, mesmo que a arritmia não cause sintomas aparentes, uma vez que a avaliação médica é fundamental para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Quais os sintomas de uma arritmia grave?

  • Tonturas e desmaios: sensação de desmaio ou o desmaio propriamente dito;
  • Dor no peito: sensação de aperto ou desconforto no peito, ou desconforto associado a esforço físico; 
  • Falta de ar: dificuldade em respirar, especialmente com o esforço;
  • Confusão mental: dificuldade de pensar ou focar, que pode ser um sinal de que o cérebro não está a receber oxigénio suficiente; 
  • Palpitações fortes: sensação de batimentos cardíacos muito rápidos, lentos ou irregulares que causam incómodo. 

Continua depois da publicidade

A doença de Ronnie Von tem cura?

Por mais que o apresentador não tenha dado muitos detalhes do seu tipo de arritnia grave, é preciso compreender que sim, muitas arritmias graves têm cura ou controle eficaz.

Isso é possível por meio de tratamentos como a ablação por cateter (que destrói o tecido anómalo causador da arritmia), implantação de marca-passos, uso de medicamentos e desfibriladores implantáveis, que corrigem o ritmo cardíaco e previnem complicações fatais.

*Sob supervisão de Pablo Brito

Talvez você possa gostar de saber o ator de Dawson’s Creek ignorou um dos principais sintomas do câncer de intestino e cardiologista revela os 5 alimentos que são inimigos do seu coração.

Continua depois da publicidade