O tráfego de veículos e a circulação de pedestres ao redor da Catedral Diocesana de Lages serão liberados nos próximos dias. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Lages, após a conclusão de uma força-tarefa técnica que avaliou a segurança da estrutura, fechada depois da queda de uma pedra ornamental da torre principal.

Continua depois da publicidade

No dia 13 de janeiro, a pedra se desprendeu de uma das torres da catedral, na rua Frei Gabriel. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Desde então, a área foi isolada por tapumes para evitar riscos à população, enquanto engenheiros realizaram inspeções detalhadas na fachada.

Durante as análises realizadas nesta terça-feira (16), foi identificado outro elemento de arenito ornamental com sinais de instabilidade, que apresentava fissuras e perda de integridade nas juntas de argamassa. Uma equipe técnica utilizou caminhão com plataforma elevatória para inspeção e remoção da peça, eliminando o risco de novos desprendimentos.

O engenheiro responsável pela perícia, Diogo Felipe Steinheuser, afirmou que o entorno agora está seguro.

— O trabalho seguiu todas as normas de segurança e hoje podemos afirmar que não há mais risco de queda de pedras do local. Vamos fazer um laudo final após esta última vistoria e ainda nesta semana vamos autorizar a retirada dos tapumes — explicou.

Continua depois da publicidade

O elemento removido será catalogado e armazenado para eventual restauro. A recolocação ou substituição da peça dependerá de um projeto específico, seguindo diretrizes de conservação do patrimônio histórico e cultural.

Leia também

Fotos mostram um século de evolução da catedral do maior município em extensão de SC