Uma armadilha fotográfica foi instalada em uma floresta de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, e capturou a rotina de diversas espécies de animais silvestres que vivem na região, como a puma, também conhecida como onça-parda e suçuarana. O registro foi compartilhado pelo biólogo Gilberto Ademar Duwe, diretor da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Continua depois da publicidade
No vídeo, o profissional destaca a aparição de animais como antas, queixadas e irara. Conforme o biólogo, os registros provam que a floresta continua viva e locais de preservação podem ajudar na preservação da fauna local.
Veja os registros
Entre os animais flagrados, o destaque é uma puma, considerada um dos maiores predadores das Américas. O animal pode medir até 155 centímetros de comprimento, sem a cauda, e pesar até 72 quilos.
Conforme especialistas, a puma é um animal solitário e mais ativo durante a noite. Costuma se alimentar, principalmente, de cervídeos. No vídeo compartilhado pelo biólogo, inclusive, a puma aparece poucos segundos após a passagem de um veado pelo local.
Confira registro
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
Autoridades ambientais orientam que, em casos de avistamento de animais silvestres, a população evite qualquer tentativa de aproximação ou interação e acione os órgãos competentes, como a Polícia Militar Ambiental ou a Fujama. A recomendação é manter distância e respeitar o espaço dos animais, garantindo a segurança das pessoas e da própria fauna.





