O Arquivo Histórico de Blumenau começou nesta semana o processo de digitalização do acervo fotográfico do Jornal de Santa Catarina, doado pela NSC à prefeitura em setembro de 2021, ano em que o Santa completou 50 anos de história. As mais de 2 milhões de fotos, que estão em negativos, serão positivadas e digitalizadas para complementar o patrimônio do município e ficar à disposição de professores, pesquisadores, estudantes e da comunidade em geral.
Continua depois da publicidade
— Mais que um legado visual, esta coleção propõe novas formas e possibilidades de entender a identidade da cidade ao longo de décadas. Ela nos permite uma visão detalhada das grandes transformações que moldaram Blumenau: desde o desenvolvimento econômico e as complexas relações sociais, passando pelos movimentos políticos, até os valores mais arraigados e os desafios enfrentados no cotidiano — reforça o secretário de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, Sylvio Zimmermann.
O processo de digitalização será gradual pela quantidade de imagens a serem processadas pelo Arquivo Histórico. No rol estão, por exemplo, cliques feitos nos primórdios do Jornal de Santa Catarina, em 1971, além de centenas de milhares de fotos inéditas e nunca publicadas em toda a história. Para a diretora do Patrimônio Histórico e Museológico de Blumenau, Sueli Petry, esse momento marca uma nova e importante fase da ampliação do acervo fotográfico do Vale do Itajaí:
— Quando arquivos históricos não gostariam de ter um acervo como esse? É uma janela de olhar para o passado, para a realidade social, cultural e econômica da cidade e de toda a região naquela época. É a história da cidade e também do jornal justamente em um momento em que a imprensa vivia uma transformação.

As etapas desse processo incluem a identificação do contexto da imagem, a organização e a classificação conforme a estrutura original do produtor, além da descrição em instrumentos de pesquisa padronizados. Paralelamente, são feitas ações de higienização, acondicionamento e digitalização, executadas de forma criteriosa e progressiva, como preveem normas técnicas de preservação e conservação
Continua depois da publicidade
Para Mirela Adriana Nolasco, historiadora responsável por esse processo, a digitalização dessas imagens vai ajudar até mesmo no melhor entendimento sobre o passado da cidade.
— O acervo de negativos fotográficos do Jornal de Santa Catarina constitui um conjunto documental de elevado valor histórico, informacional e probatório, reunindo aproximadamente 55 anos de registros visuais que documentam acontecimentos de relevância social, política, econômica e cultural. É uma fonte primária essencial para a compreensão da história regional e da produção jornalística ao longo de diferentes períodos — destaca Mirela.
O editor-chefe do Jornal de Santa Catarina e do NSC Total Blumenau, Augusto Ittner, destaca que o trabalho feito pelo Arquivo Histórico preserva o legado das mais de cinco décadas de jornalismo:
— Existem grandes coberturas e grandes eventos em Blumenau e região cujas histórias estão nesses arquivos. Ao revelar essas imagens, literalmente, nós poderemos ter um novo olhar sobre a história da cidade, enchentes, eleições e momentos marcantes do passado de toda a região. É, sim, um momento histórico.
Continua depois da publicidade
O acesso à pesquisa neste novo acervo fotográfico será gradual, acompanhando o avanço do processamento técnico. As etapas concluídas e os conjuntos documentais disponibilizados serão divulgados periodicamente nos canais institucionais e nas mídias sociais do Arquivo Histórico, assegurando transparência e ampliando o acesso qualificado à informação.

