nsc
hora_de_sc

Cultura

Artista plástico com paralisia cerebral, Fernando D’Acampora expõe obras em shopping da Capital

Exposição segue até 12 de maio

14/04/2021 - 12h15

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Fernando D’Acampora
Obra de Fernando D’Acampora
(Foto: )

Nascido na Capital, o artista plástico Fernando D’Acampora expõe algumas de suas obras no Espaço Cultural do Shopping Iguatemi Florianópolis. Fernando traz em seus traços a sensibilidade de um mundo que ele conheceu por causa de sua condição - o artista tem paralisia cerebral. A exposição é aberta ao público e fica até 12 de maio.

> Produtora catarinense estreia longa, Tio Tommy, em festival mundial de documentários

A arte de Fernando retrata o cotidiano, a vida como ela é percebida ao seu redor e toda a vivência dentro da casa, um amplo espaço onde também funcionava a galeria da família. Ele é filho de Zeca D'Acampora, renomado chef de cozinha e uma das pessoas que mais entendia de arte no Estado, falecido prematuramente em 2008.

> Abertas as inscrições de filmes para 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Apesar da familiaridade com a arte desde criança, foi só em 2003 que Fernando começou a traduzir seus sentimentos, percepções e emoções nas telas que pinta. Em 2005, realizou a primeira exposição no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Um de seus maiores incentivadores é o artista plástico Luciano Martins. "Nada é mais Nando que o Nando pintando na tela. Ali está a percepção dos detalhes que nos escapam. A ponto de, em determinado momento, ter-se a sensação de que o imaginário do Nando nos pertence, como se fosse uma obra coletiva", explica Luciano.

> Após drama de Paulo Gustavo, Minha Mãe é Uma Peça 4 pode ter Dona Hermínia com filho com Covid-19

O Festival de Arte do Shopping Iguatemi Florianópolis tem como objetivo incentivar a cultura local, valorizando artistas nascidos ou radicados na cidade. As obras estarão expostas de 12 de abril a 12 de maio no Espaço Cultural piso L3.

Colunistas