Ler biografias de famosos pode trazer grandes ensinamentos e mudar como vemos certas pessoas e situações. Isso porque é nessa forma de escrita que podemos observar quais caminhos as pessoas fizeram e conhecer uma parte do íntimo daquela celebridade. Ainda mais quando é uma autobiografia, ou seja, a pessoa escreve sobre a vida dela com perspectivas que só ela ou poucas pessoas mais próximas sabem. Confira abaixo uma seleção de nove autobiografias brasileiras para ler ainda em 2024.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Conheça nove autobiografias brasileiras

Continua depois da publicidade

Preta Gil: Os primeiros 50

Lançado em agosto de 2024 pela Globo Livros, “Preta Gil: Os primeiros 50” é um livro tocante e revelador. Na autobiografia, que tem 280 páginas, a artista brasileira relata tudo, desde sua infância até o sucesso de seu bloco de carnaval e as aventuras para ser uma artista, deixando de lado a bem-sucedida carreira de produtora. Além disso, ela não foge das passagens ruins de sua vida como o diagnóstico e tratamento de câncer e o fim do casamento.  

Prólogo, Ato, Epílogo – Fernanda Montenegro 

Publicado em 2018 pelas Companhia das Letras, “Prólogo, ato, epílogo” tem uma prosa afetiva e com sensibilidade, onde Fernanda Montenegro conta para além de sua vida. Isto pois nas 392 páginas a atriz relata, do seu jeito inconfundível, a saga de seus antepassados e a relação com sua família de maneira emocionante. No fim das contas, o livro parece um folhetim.

Aprendizados: Minha caminhada para a vida com mais significado – Gisele Bündchen

Uma trajetória que começou no Rio Grande do Sul, em uma casa com 5 irmãs e que foi parar nas passarelas do mundo todo, com Gisele Bündchen deixando uma marca no mundo da moda, isso todo mundo deve conhecer. Porém, em “Aprendizados” da editora Best Seller, vemos o lado pessoal que até então era pouco conhecido. No livro de 2018, ela conta ao longo das 305 páginas, o que aprendeu desde que saiu de Horizontina até a carreira internacional. Passando pela maternidade e o casamento com Tom Brady.

Continua depois da publicidade

Rita Lee: Uma autobiografia

A primeira autobiografia de Rita Lee dessa lista foi lançada em 2016 pela Editora Globo. Nas 296 páginas, Rita conta de maneira honesta e sincera tudo sobre sua vida. Desde a infância até a sua prisão em 1976. Além disso, ela fala do nascimento dos filhos, do casamento, dos tropeços e dos sucessos. 

Rita Lee, uma outra Autobiografia

Na segunda Autobiografia de Rita Lee da lista, lançada em 22 de maio de 2023 pela Editora Globo, a cantora parte de seu diagnóstico de câncer de pulmão enquanto o mundo vivia a pandemia de Covid-19. Na obra, ela abre o jogo sobre o tratamento, os caminhos da vida, os sinais do universo e muitas outras coisas. De certo modo, é a despedida dela da vida como um todo. Já que ela faleceu em 8 maio de 2023, alguns dias antes do lançamento.

Sobrevivi…Posso contar – Maria da Penha

Neste livro lançado em 2014 pela Editora Armazém da Cultura, Maria da Penha oferece sua história como forma de contribuir pelos direitos das mulheres de viver sem violência. Indo desde a cruel violência sofrida por ela em sua casa, até o litígio internacional emblemático pela luta contra a violência doméstica.  

Continua depois da publicidade

De cu pra Lua – Nelson Motta

Lançado em 2020 pela Editora Estação Brasil, o livro de 480 páginas conta a história do jornalista Nelson Motta. Segundo Caetano Veloso na Sinopse do livro, o trabalho de Nelson como letrista e descobridor de talentos tem peso inigualável na história da nossa música. 

Viagem Solitária: Memórias de um transexual 30 anos depois – João W. Nery

Esse livro, lançado pela Editora Leya no ano de 2011 conta a história de João W. Nery, primeiro homem trans que se tem registro no Brasil. A história vai desde a infância triste onde era tratado como mulher, a luta para esconder o crescimento dos seios, até a autoafirmação de sua identidade e a paternidade.

O lado B de Boni – José Bonifácio Oliveira Sobrinho

Por fim, nessa autobiografia, o mestre da TV brasileira Boni conta tudo, desde sua infância até o alto escalão da Rede Globo, a maior emissora do país. O livro foi publicado pela Editora Best Seller em julho de 2024 e tem 576 páginas.

Continua depois da publicidade

Leia também

Relembre os livros mais vendidos na 26ª Bienal Internacional do Livro

Os livros dos anos 90 que você merece dar uma chance

Os alimentos que ficaram irreconhecíveis ao longo do tempo

Destaques do NSC Total