Flávio Figueiredo Assis, CEO e proprietário da Lecar e conhecido como “Elon Musk brasileiro”, figura em qual ele se inspira abertamente, contou em entrevista ao g1 os seus planos para a primeira frabricante moderna de carros elétricos nacionais.

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O empresário, que não esconde sua aspiração em ser uma versão brasileiro de Elon Musk, fundador da Tesla, projetou o seu primeiro modelo da Lecar, o 459, baseado no Tesla Model Y. Até mesmo sua empresa, a Lecar, deveria ser uma réplica nacional da Tesla, com carros 100% elétricos.

Mas os planos foram mudando quando Flávio percebeu a vocação do Brasil para os motores híbridos.

“A tecnologia 100% elétrica mostrou suas falhas. A tecnologia híbrida flex é a melhor solução para o mercado brasileiro, e nós temos uma tecnologia imbatível”, disse o executivo.

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Modelo 459

Com a mudança para híbrido, o 459 já tem detalhes que são conhecidos: motor 1.0 turbo, com potência combinada de 163 cavalos e 26 kgfm de torque, ao preço de R$ 147.900. Segundo Assis, já existe fila de espera aberta com mais de mil encomendas.

A previsão é que o protótipo esteja nas ruas em março de 2025, com entrega dos primeiros carros em agosto de 2026.

Em sua entrevista ao g1, Assis contou os detalhes sobre as adaptações do projeto 459, sua fábrica no Espírito Santo e os novos modelos que a empresa já está desenvolvendo.

Entre os principais planos estão produzir o primeiro 459 na China e lançar sua primeira picape híbrida, chamada “Cyber Campo”. Claramente inspirada na Tesla Cybertuck.

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Veja fotos do Lecar 459

Grande autonomia

Segundo Assis, a autonomia do 459 vai alcançar os mil quilômetros com apenas um tanque de combustível, sem adotar qualquer sistema de recarga baseado em pontos de energia. A escolha por um carro híbrido pleno parte do problema da infraestrutura de recarga no Brasil.

Como o motorista não precisa se preocupar com uma tomada, este tipo de solução eletrificada virou a aposta principal da Lecar para ganhar o mercado nacional.

Picape Cyber Campo

A Picape Cyber Campo será produzida mesma plataforma do 459, com mesma potência e torque, mas sem porte da Cybertruck de Musk. O tamanho será semelhante ao da Fiat Toro.

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Ela terá o mesmo sistema híbrido, muitas das peças, partes e troca a parte traseira por uma caçamba.

“A gente tentou compartilhar o maior número de itens possível. Farol, lanternas, volante, painel e banco. A ideia é ter um carro confortável tanto para o trabalho, quanto para o passeio ao final de semana”, contou Assis.

Fabricação na China

Apesar dos chineses serem concorrentes diretos e a proposta da marca Lecar é a produção em território nacional, os primeiros 459 vão começar a serem produzidos na China.

“A gente estuda produzir esse carro, inicialmente na China e depois vir para montagem em CKD no Brasil e, depois disso, passaremos a ter a fabricação completamente nacional”.

Assis faz menção ao formato “white label”, termo que significa que um produto desenvolvido no exterior é comprado por uma empresa nacional, que apenas insere seu nome no produto.

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Mas o empresário também dá a entender que pode adotar o formato OEM, muito comum em eletrônicos. Neste, a Lecar ofereceria para uma fabricante terceira todas as instruções de um carro 100% desenvolvido no Brasil. A única função da planta fabril é de “seguir a receita” e entregar um produto pronto.

Enquanto a produção inicia em território chinês, a Lecar começa a erguer uma fábrica em Sooretama (ES), que promete ter a capacidade de 120 mil veículos por ano.

“A gente acredita que teremos esse carro 100% nacional, com tecnologia e processos todos daqui, em 2032. O sonho do carro 100% nacional, é uma coisa de longo prazo para a gente”, comenta.

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