nsc

    A Voz dos Síndicos

    Ascensão do segmento condominial brasileiro tem um protagonista 

    Ricardo Karpat dá dicas sobre o universo imobiliário na CBN Diário

    27/08/2020 - 16h35

    Compartilhe

    Por Redação CBN Diário

    O segmento que dez anos atrás era considerado o patinho feio dentro do universo imobiliário agora chama a atenção de investidores nacionais e internacionais. Mesmo na crise, é um dos que mais cresce no Brasil. Trata-se do segmento condominial.

    O ponto principal para a mudança foi o surgimento da figura do síndico profissional, cargo até então ocupado por moradores voluntários. A profissionalização do gestor e responsável pelo condomínio impulsionou toda a cadeia, o que causou uma revolução de profissionalização no setor.

    Nesse processo de transformação, um jovem idealista chamado Ricardo Karpat praticamente sozinho levantou a bandeira da profissionalização da função do síndico, que até então parecia ser algo impossível de acontecer, destinado a um nicho exclusivo e mínimo de condomínios.

    Acompanhe a Voz dos Síndicos na CBN Diário, dentro do programa Notícia na Manhã. Os conteúdos são atualizados semanalmente:

    Ricardo Karpat lançou o primeiro curso de síndico profissional do país e iniciou uma jornada de conscientização e mudança de cultura por meio de matérias em revista, televisão e internet. Logo passou a fazer palestras e consultorias pelo Brasil. O curso já formou mais de 5 mil síndicos presencialmente, em nove cidades brasileiras.

    A visão e iniciativa de Ricardo Karpat impactaram o segmento. O síndico profissional tornou-se uma realidade. Somente em São Paulo, estima-se que exista mais de 8 mil condomínios sendo administrados por esse tipo de profissional. Muitas edificações em todo Brasil, inclusive, colocam como exigência não só a contratação de síndico profissional, como também que este tenha curso de formação.

    Karpat não parou por aí. Preocupado em manter o alto nível de preparo profissional e em tentar coibir aventureiros, que começaram a enxurrar o mercado, promoveu outra revolução, trazendo ao mercado mais uma inovação: o Certificado Síndico 5 Estrelas.

    Validada pela Fundação Vanzolini, principal certificadora do Brasil, gerida por professores da USP (Universidade de São Paulo), a Certificação permite aos condomínios contratantes terem a certeza de que o Síndico Profissional contratado tem capacidade e conhecimento para exercer a função, uma vez que para conquistá-la o candidato deve apresentar certidões negativas e realizar um rigoroso teste de proficiência.

    Mais uma vez, o que muitos diziam impossível tornou-se realidade. O Certificado consolidou-se como o maior diferencial do segmento. A dificuldade de conquistá-lo (média de aprovação de 7%) o fez passaporte para o sucesso dos síndicos certificados. Alguns dos principais condomínios do Brasil começam a exigir esta certificação.

    Atento às diferentes plataformas de comunicação como ferramenta importante para a disseminação do conhecimento, Karpat empreendeu novamente e, em parceria com o produtor Ronaldo Graf, criou um canal de televisão pelo Youtube, a Cond TV, uma espécie de GloboNews do segmento. Ele já se tornou o canal condominial com maior número de inscritos, mais de 21 mil síndicos e quase 2 milhões de visualizações.

    A recente história de ascensão do segmento condominial brasileiro se interlaça com a história de Ricardo Karpat, que se tornou a verdadeira Voz dos Síndicos. Atualmente, o empresário e especialista em condomínios, além de ser considerado referência no segmento, é líder nacional na formação e certificação de Síndicos, e tem o canal televisivo com maior audiência do setor.

    Seu mais recente sucesso é a criação de um Curso de Síndicos Profissionais Virtual, com aulas ao vivo, dentro da casa das pessoas. Quem o acompanha sabe que em breve outras novidades devem surgir para profissionalizar ainda mais esse setor que não para de crescer em todo o país.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas