O mercado de transferências da NBA acaba de receber o maior alvo da Trade Deadline, janela de trocas do meio da temporada regular. Após uma série de episódios de conflito entre jogador e franquia, o já eleito MVP da liga estaria pronto para deixar o time até a próxima quinta-feira (5).

Continua depois da publicidade

De acordo com o jornalista Shams Charania, que cobre NBA nos EUA, Giannis Antetokounmpo planeja deixar o Milwaukee Bucks após 12 temporadas. O grego teria informado aos Bucks que chegou a hora de ser trocado. Diversas equipes já preparam propostas pelo duas vezes MVP.

Leia também: Novo Big 3? Golden State quer LeBron e MVP para jogar ao lado de Curry

O principal motor para a decisão é a relação abalada entre Giannis e Bucks. A notícia veio um dia depois do técnico Doc Rivers afirmar que Joel Embiid é o melhor jogador que ele já treinou.

O astro também se mostra muito irritado com o desempenho do time nas temporadas recentes, em especial nos últimos dois anos.

Continua depois da publicidade

Desde a conquista do bicampeonato em 2021, o mais longe que o time de Wisconsin chegou nos playoffs foi uma semifinal, em 2022, derrotados pelo Boston Celtics. De lá pra cá, os Bucks vêm de três eliminações seguidas na primeira rodada, sendo uma para o Miami Heat e duas para o Indiana Pacers.

Atualmente, Milwaukee ocupa a 12° colocação na conferência leste, estando fora da zona de classificação aos playoffs e play-in. O time acumula sete derrotas nos últimos dez jogos.

Os Bucks estariam dispostos a esperar até o final de temporada, com o intuito de terem mais tempo para avaliar qual seria a melhor proposta. A estratégia também permitiria a franquia saber quais equipes têm mais chances de receberem escolhas altas no próximo draft.

Basicamente, todos os times da NBA têm interesse em uma troca por Giannis Antetokounmpo. A questão é quais dessas contam com ativos atrativos no elenco para propor uma oferta que agrade os Bucks.

Continua depois da publicidade

Milwaukee considera como valor ideal um jovem talento de elite, além de um pacote robusto de escolhas de draft, em especial de primeira rodada com picks altas. A questão salarial também pesa — atualmente, Giannis recebe o oitavo maior salário da NBA, com 54,1 milhões de dólares anuais (R$ 282,64 milhões).

Para que a troca seja aprovada pela NBA, o time que quiser o grego terá que enviar a Milwaukee um jogador — ou vários jogadores somados — com mesma folha salarial que o “Greek Freak”.

Giannis Antetokounmpo vaiado

Após a derrota por 139 a 106 para o Minnesota Timberwolves, Giannis Antetokounmpo foi vaiado pelos próprios torcedores na saída para o intervalo — os bucks estavam perdendo por mais de 30 pontos.

Na volta do intervalo, Giannis comemorou a primeira cesta do quarto com um gesto de “joinha para baixo” e vaiou de volta o público de Milwaukee. O grego revelou ter sido a primeira vez que foi vaiado em casa.

Continua depois da publicidade

— Sempre que sou vaiado, eu vaio de volta — disse

*Sob a supervisão de Marcos Jordão