Dezembro chega com duas novidades na astronomia. Serão dois eventos astronômicos que devem marcar o último mês do ano. Um deles é a superlua, a última de 2025, que acontece no dia 4 de dezembro.

Continua depois da publicidade

O alerta dos astronômos

No entanto, o mês de dezembro não será apenas de superlua. Duas chuvas de meteoros acontecem neste mês e prometem iluminar o céu com um show de luzes. Pupidas-Velidas e Geminidas são os nomes destas duas manifestações.

Superlua será visível de qualquer lugar do planeta

A superlua de dezembro acontece na quinta-feira, 4 de dezembro de 2025. O fenômeno de superlua recebe esse nome quando acontece o perigeu, sempre na fase cheia da lua. É quando ela está mais próxima da Terra.

Visível de qualquer lugar do mundo, a última superlua de 2025 poderá ser observada de todos os lugares do mundo, mas aqueles que estão abaixo da constelação de Touro terão uma visão melhor.

Continua depois da publicidade

Chuva de meteoros

A primeira chuva de meteoros, as Pupidas-Velidas acontece no dia 7 de dezembro, e poderá ser vista a partir de 21h (horário de Brasília) no Hemisfério Sul.

A outra, Geminidas, acontece entre 13 e 14 de dezembro, abrigada pela constelação de gêmeos. Quem estiver em locais com céus claros e longe da poluição luminosa poderão ver com mais facilidade esta chuva de meteoros.

Ainda tem mais em dezembro

Em dezembro acontece também duas conjunções celestes. Lua e Júpiter estarão juntos no céu no dia 7 de dezembro. Depois, em 10 de dezembro, Lua e Regulus, a estrela mais brilhante da constelação de Leão fica visível.

Continua depois da publicidade

Por fim, no dia 21 de dezembro começa o solstício de verão no Hemisfério Sul, com dias mais longos que as noites e o solstício de inverno no Hemisfério Norte, com noites mais longas que o dia.