Um bolinho para agradar até quem não come feijão: essa receita é ideal para um lanche, para o jantar ou para acompanhar outro prato. O segredo de tanta delícia está no recheio, com bacon e muçarela, que conquista até os paladares mais exigentes.

Continua depois da publicidade

“Quem não come feijão agora vão comer, porque esse bolinho de feijão recheado com bacon e muçarela fica incrível”, escreveu o autor da receita, Carlos Henrique Pessica, o “Barba”, do canal Na cozinha com o Barba.

Benefícios do feijão

O feijão, especialmente o preto, é um alimento versátil e apreciado em muitos preparos, especialmente na clássica feijoada, mas também em sopas e até hambúrgueres. Além de gostoso, o alimento tem benefícios para a saúde, como a manutenção da saúde cardiovascular, pois contém fibras que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue (que em excesso é prejudicial para o corpo). Além disso, é fonte de antioxidantes que combatem os efeitos danosos dos radicais livres.

Por ser rico em ferro, ele também ajuda a combater e prevenir a anemia. Para que o corpo absorva melhor o nutriente, no entanto, é importante consumi-lo com alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou pimentão, que potencializam a absorção do mineral.

Continua depois da publicidade

Além disso, ele é rico em fibras, que beneficiam a saúde do coração e favorecem a digestão. Ele também é um bom aliado do sistema imunológico, por ser fonte de ferro, zinco e folato.

No entanto, no caso do bolinho, é importante maneirar no consumo, por ser um preparo que leva bacon e queijo, além de ser frito, o que, no excesso, pode ser prejudicial para a saúde.

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de feijão cozido (qualquer tipo, já temperado)
  • 1 cebola média bem picadinha
  • 2 colheres de sopa de alho frito (ou alho fresco picado e frito)
  • 1/2 colher de sopa de páprica doce
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, bem picadinha
  • Cheiro verde a gosto
  • Sal a gosto (ajustar conforme o tempero do feijão e bacon)
  • 150 gramas de bacon frito e escorrido em cubinhos pequenos
  • 150 gramas de muçarela em cubos generosos
  • Farinha de mandioca (quantidade necessária para dar o ponto da massa, aproximadamente 1 a 1 1/4 xícara)

Veja o passo a passo

Amasse bem o feijão cozido, mantendo uma textura levemente rústica (pode usar um garfo ou amassador manual). Misture a cebola, o alho frito, a páprica doce, a pimenta dedo-de-moça, o cheiro verde, o bacon e o sal. Misture tudo muito bem. Vá acrescentando a farinha de mandioca aos poucos, mexendo até a massa atingir um ponto firme, úmido, modelável e que não grude nas mãos.

Continua depois da publicidade

Com a massa pronta, faça bolinhos medindo porções iguais com uma colher, modele em bolinhas, achate-as na mão e coloque um cubo generoso de muçarela no centro. Feche bem, enrolando novamente para que o queijo fique totalmente envolvido.

Frite os bolinhos em óleo não muito quente até dourarem por fora e o queijo derreter por dentro. Escorra em papel toalha e sirva.

Essa receita rende cerca de 18 bolinhos saborosos, uma ótima opção de petisco ou lanche que agrada até quem não é fã de feijão.

*Com informações da internet