O ativista Thiago Ávila, que participou de uma missão humanitária que tentava levar suprimentos para Gaza de barco, chegou ao Brasil na manhã desta sexta-feira (13). Ele desembarcou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo por volta das 05h30min, de acordo com a Folha de S.Paulo.
Continua depois da publicidade
Thiago Ávila estava a bordo do veleiro “Madleen”, da Coalizão Flotilha Liberdade. Ele e outros tripulantes foram detidos quando estavam a caminho da Faixa de Gaza para entregar itens de ajuda humanitária. Na mesma embarcação estava a ativista sueca Greta Thunberg, que também foi deportada.
Quem é Thiago Ávila
Entenda a prisão
A embarcação onde ele estava foi interceptada pelas Forças de Segurança de Israel na madrugada da última segunda-feira (9). Ele ficou preso em Israel, fez greve de fome e chegou a ser levado para uma solitária.
Segundo o Itamaraty, a interceptação do Madleen foi feita em águas internacionais que não estão sob a jurisdição de Israel. O Ministério das Relações Exteriores informou que manteve contato com o governo para garantir a integridade física de Ávila.
Continua depois da publicidade
“Desde a interceptação do veleiro Madleen por forças israelenses na madrugada de 9/6, em águas internacionais entre as costas da Palestina e do Egito, o Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, atuou de modo a garantir a segurança e a integridade física do brasileiro. Manteve, igualmente, contato frequente com seus familiares no Brasil, de modo a informá-los acerca do estado de saúde do brasileiro e das perspectivas de sua libertação e retorno”, informou o Itamaraty em nota ao Correio Braziliense.
Na quinta-feira (12), Israel confirmou a deportação de seis dos 12 integrantes da missão Flotilha da Liberdade. Quatro ativistas já tinham sido deportados imediatamente logo após a apreensão das Forças de Israel, incluindo Greta Thunberg. Todos as pessoas que estavam na embarcação Madleen estão proibidas de entrar em Israel por um período de 100 anos.
*Com informações da Folha de S.Paulo, do Correio Brasiliense e da Agência Brasil.
Leia também
Dois dos principais líderes militares do Irã são mortos em ataque de Israel; veja o que se sabe