A sessão para apresentar os possíveis impactos da construção da Ponte Joinville acontece na noite desta quarta-feira (16), no plenário da Camara de Vereadores. A audiência pública, capitaneada pela prefeitura, vai apresentar os dados colhidos durante o estudo de impacto ambiental para instalação da estrutura, que deve ligar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista. A sessão começa às 19h.
Continua depois da publicidade
Com a ponte, o município pretende melhorar a fluidez no trânsito da zona Leste com as outras regiões, além de facilitar o deslocamento dos motoristas entre os dois bairros. A estrutura se inicia na Avenida Alvino Hansen, no Adhemar Garcia, seguindo pela ponte sobre o Rio Cachoeira, que será conectada com o sistema viário existente do Bairro Boa Vista, em binário a ser implantado nas ruas São Borja e São Leopoldo.
O estudo, publicado em junho de 2019, leva em consideração fatores ambientais e sociais sobre a construção da ponte. A análise precisa ser feita já que o empreendimento será instalado em uma área de Mata Atlântica, podendo causar interferências ao meio. Diante da realidade encontrada, o relatório aponta a implantação de uma alternativa viária para a região Leste é melhor que a manutenção da situação atual.
O estudo conclui pela viabilidade técnica, econômica e ambiental da ponte. A estimativa da prefeitura é de que cerca de 120 mil pessoas se concentram entre os bairros Adhemar Garcia, Fátima e Guanabara e que poderão ser beneficiados com a implantação. Além disso, a previsão é de que a estrutura terá aproximadamente 833 metros de extensão e 26 metros de largura.
Ainda no estudo são apontadas alternativas de construção, para minimizar o impacto. A opção prevê a utilização de tecnologias que reduzem a movimentação de solo, por exemplo, além de mitigação dos impactos ambientais já previstos – como caça e supressão vegetal.
Continua depois da publicidade
Havia a intenção de lançar o edital para a construção da ponte ainda neste ano. No entanto, ainda precisa que seja concedido o licenciamento ambiental em análise no Instituto do Meio Ambiente (IMA) para que a estrutura seja implantada.
O recurso já está garantido por meio de empréstimo do Fonplata de U$ 40 milhões, a serem pagos em parcelas mensais durante 16 anos após o primeiro desembolso – a ser feito quando a obra começar. O estudo d será apresentado a toda a comunidade, que está convidada a participar.
Leia as últimas notícias de Joinville e região.