Uma audiência pública em Blumenau vai discutir a criação do Plano Municipal de Educação Especial. O tema é urgente. Dados da Secretaria de Educação apontam que atualmente um a cada 15 alunos tem algum tipo de deficiência ou transtorno. A proposta do debate partiu do vereador e professor Gilson de Souza (União Brasil).

Continua depois da publicidade

— Estamos lutando por um plano que reconheça as necessidades reais das pessoas com deficiência e que garanta os direitos de cada estudante. A inclusão precisa ser prioridade nas políticas públicas da nossa cidade — cita o parlamentar.

Receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Blumenau tem hoje 38.807 alunos na rede pública municipal. Destes, 2.580 se enquadram na educação especial. No ensino fundamental, são 1.751 e na educação infantil, 829.

A audiência pública está marcada para 28 de abril, às 19h, na Câmara de Vereadores de Blumenau. A ideia é receber a comunidade, profissionais da educação, famílias e instituições ligadas à causa para discutir diretrizes para atender estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

Continua depois da publicidade

Blumenau tem um Plano Municipal de Educação, mas o Ministério da Educação exige um Plano Municipal de Educação Especial, o que a cidade ainda não tem. O objetivo com o documento é prever a adaptação do currículo, da infraestrutura e dos recursos pedagógicos para atender às necessidades específicas de cada aluno, garantindo educação de qualidade.

Dados de Blumenau

  • Total de alunos rede municipal: 38.807, sendo 2.580 com deficiências ou transtornos
  • Ensino fundamental: 23.080, sendo 1.751 com deficiências ou transtornos
  • Educação infantil: 15.727, sendo 829 com deficiências ou transtornos

Leia mais

Como vai funcionar serviço da BRK de limpa fossa em Blumenau onde não houver rede de esgoto

O final feliz da onça-pintada Golias após polêmica sobre transferência para SC