Uma nova suspeita de gripe aviária foi informada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta quarta-feira (21). Desta forma, subiu para oito o número de investigações em andamento de casos suspeitos da doença em aves no país.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O novo caso, que ainda não foi confirmado, teria ocorrido em uma uma galinha doméstica criada em uma propriedade de subsistência no município de Gaurama, no Rio Grande do Sul.

O painel oficial do ministério atualiza os dados relacionados à gripe aviária em tempo real. O Rio Grande do Sul, único estado até o momento a registrar a presença do vírus em uma criação comercial, tem três focos em investigação.

O primeiro caso aconteceu em uma granja na cidade de Montenegro, e foi confirmado na quinta-feira (15). Medidas sanitárias foram reforçadas na região para conter a disseminação da doença.

Continua depois da publicidade

Atualmente, as oito ocorrências em análise são:

  • Ipumirim (SC): aves de criação comercial;
  • Garopaba (SC): ave silvestre;
  • Salitre (CE): galinhas domésticas;
  • Aguiarnópolis (TO): atividade comercial;
  • Eldorado do Carajás (PA): galinhas domésticas;
  • Gaurama (RS): galinha doméstica;
  • Triunfo (RS): galinhas domésticas;
  • Derrubadas (RS): ave silvestre.

Gripe aviária em aves domésticas ou silvestres não tem impacto nas exportações

De acordo com o Mapa, casos envolvendo aves domésticas ou silvestres não afetam as exportações brasileiras. Contudo, esses casos, se confirmados, podem apresentar risco de disseminação, em especial para a produção comercial.

No Brasil, foram 3.953 notificações relacionadas à Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves apuradas pelo Serviço Veterinário Oficial desde 2022. O país levou quase 20 anos para registrar casos de gripe aviária, classificada como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Foram confirmados 168 focos ao todo até o momento, sendo 164 ocorreram em aves silvestres, três em aves de subsistência e apenas um em plantel comercial. Autoridades sanitárias tem atuado para impedir que o vírus, que é altamente contagioso, alcance os grandes criadouros comerciais.

Continua depois da publicidade

*Com informações do Metrópoles

Leia também

SC investiga caso suspeito de gripe aviária em quero-quero

Suspeita de gripe aviária em humano no RS é descartada após exames