nsc
nsc

Mais inovação

Aumento da demanda no setor de tecnologia aquece o mercado na serra catarinense

As empresas lageanas ATPlus e Platon fecharam acordo na última semana buscando a expansão e aprimoramento na entrega de soluções de tecnologia para o segmento empresarial

30/03/2021 - 11h17 - Atualizada em: 30/03/2021 - 11h19

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Equipe ATPlus - Dezembro 2019
Equipe ATPlus - Dezembro 2019
(Foto: )

A demanda por soluções de cloud computing, ou em tradução literal, computação em nuvem, cresce de forma exponencial em todo o mundo. De acordo com pesquisas da Gartner, empresa de consultoria, a previsão de crescimento da demanda dessa tecnologia de armazenamento, processamento e disponibilização de dados é de 18,4% para este ano.

A pandemia da Covid-19 provocou uma aceleração na digitalização dos negócios. A internet e a nuvem tornaram-se a sede não só das grandes empresas, mas possibilitaram que milhares de pequenos e médios negócios reinventassem suas operações para permanecerem operando.

>> Evento online discute futuro da tecnologia

— De fato a demanda por soluções de conectividade vem crescendo devido à mudança da forma de trabalho forçada causada pela pandemia. Nós constatamos que entre março de 2020, quando iniciou a pandemia, até fevereiro deste ano, a procura por soluções de conectividade aumentou 30% em relação aos mesmos meses dos anos anteriores — ressalta Maicon Fontana, CEO da ATPlus Telecom, empresa catarinense de tecnologia.

Alinhado a esse fluxo, houve também um plus na tecnologia na serra catarinense. As empresas lageanas de soluções digitais ATPlus e Platon, que atuam nos segmentos de telecomunicações e serviços de nuvem, fecharam acordo na última semana buscando a expansão e aprimoramento na entrega de soluções de tecnologia para conectividade, infraestrutura e serviços em nuvem para o segmento empresarial.

A parceria consiste na aquisição das operações da Platon pela ATPlus. Na prática, a Platon manterá seu modelo de negócios, marca e foco de atuação, tornando-se uma vertical de negócios do grupo. A aquisição da empresa está ligada a estratégia da ATPlus em aumentar o leque de soluções para a base atual de clientes corporativos, bem como expandir suas operações e atuar em novas regiões do Brasil, uma vez que a Platon já possui uma estratégia válida e consolidada com presença em todo o país.

Mais benefícios para clientes atuais e futuros

A negociação envolveu a garantia de continuidade dos serviços da Platon, que mantém em seu portfólio serviços de backup em nuvem, virtualização de servidores em nuvem (cloud computing), hospedagem de sites com email corporativo e demais soluções personalizadas.

— Todas as soluções da Platon passarão a ser oferecidas pela ATPlus, porém a marca Platon, o modelo de negócio, soluções e forma de atendimento serão preservados. Os clientes não terão mudanças nesse sentido, aliás, agora clientes Platon contarão com suporte via telefone, algo que já víamos a necessidade de disponibilizar —afirma Vinícius Chaves, diretor de marketing da Platon e que agora passará também a dirigir o setor de marketing da ATPlus.

A primeira novidade positiva para atuais clientes da Platon será o suporte 24h via telefone

— Com a incorporação, nossos clientes (Platon) poderão contar com uma estrutura de empresa maior, ou seja, mais experiência e mais tecnologia à disposição dos clientes. Várias melhorias e inovações que tínhamos no planejamento estratégico serão aceleradas e lançadas antes do previsto. Gradualmente, vamos disponibilizando melhorias a nível de tecnologia, processos e principalmente segurança, garantindo o mesmo nível de qualidade de todos os serviços oferecidos pela Platon — completou Vinícius Chaves.

>> Conheça o investimento que mais cresce no país: Fundos de Investimentos Imobiliários

Para clientes das duas empresas, a expectativa é um mix de soluções consolidadas, com melhor integração e facilidade na utilização. Com a pandemia, uma mudança no perfil das necessidades dos usuários se mostrou latente, o que acarretou em uma transformação surpreendente nos negócios nesta migração para o digital.

— Tanto a ATPlus quanto a Platon já atuam com soluções em cloud. Mas agora a ideia é identificar os pontos fortes de cada empresa para potencializar ainda mais essas soluções — destacou Maicon da ATPlus.

O que esperar em médio prazo?

A demanda por serviços em nuvem cresce dia após dia. Por outro lado, outra tendência é que cada vez mais os negócios adotem metodologias enxutas de trabalho e dediquem seus esforços nas atividades-chave de seu setor, ou seja, com foco no core-business.

Sendo assim, empreendedores, gestores e demais lideranças corporativas precisam focar as suas agendas e ações, não dispondo de tempo ou mesmo conhecimento para dedicar-se às questões de tecnologia. Isso vale até mesmo para gestores das áreas de TI, que atuam de forma estratégica provendo soluções de big data, business intelligence, IoT, marketing digital e demais setores estratégicos.

Com empresas mais focadas em suas atividades-chave, a demanda por um setor de tecnologia da informação mais estratégico e a democratização do acesso à internet de alta velocidade com estrutura em nuvem, fica latente a necessidade pela garantia da disponibilidade dos recursos de conectividade e infraestrutura para manter os negócios online.

Neste sentido, a ATPlus identificou uma defasagem entre a necessidade das empresas versus a facilidade de acesso aos recursos de conectividade e de infraestrutura on-line. Principalmente nas pequenas e médias empresas.

Tecnologia no trabalho
Objetivo das empresas ATPlus e Platon é facilitar a compreensão dos empreendedores, para que possam acessar de forma justa e democrática recursos de tecnologia para operarem seus negócios
(Foto: )

— Por mais que exista muita tecnologia de ponta e disposição de qualquer um, ainda notamos uma certa dificuldade de empreendedores em compreender e acessar de forma justa e democrática recursos de tecnologia para operarem seus negócios. Ainda há muito termo técnico, muita tecnologia estrangeira em outro idioma e outra moeda, e também uma certa complexidade em entender de fato sobre o que está se pagando. Isso afasta as pessoas da tecnologia e as impossibilita de desfrutar de todos os benefícios da tecnologia em nuvem — afirma Vinícius Chaves.

O CEO da ATPlus destaca ainda que a missão da empresa sempre foi de conectar pessoas e negócios com tecnologia de ponta, bom atendimento e principalmente democratizar o acesso a uma internet de qualidade. 

— A Platon fazia o mesmo com as soluções em nuvem e isso pesou muito para continuarmos com o nosso propósito, agregando as soluções de cloud computing — conclui.

Aliando a tecnologia em nuvem com a infraestrutura de conectividade, a ATPlus passa a acelerar inovações que ligam empresas diretamente a suas estruturas em nuvem. Somando esee fator ao atendimento consultivo, que é um dos diferenciais da empresa

Sobre a ATPlus

A ATPlus foi fundada em 2014 pelos empresários Maicon Bez Fontana e Vinícius Siqueira de Liz, atuando principalmente no setor de telecomunicações, fornecendo soluções de internet banda-larga, telefonia digital e conectividade para o segmento empresarial e pessoa física.

Destacando-se pela qualidade nos serviços prestados e atendimento personalizado a seus clientes, conquistou rapidamente a confiança do mercado e em pouco mais de 7 anos de atuação já detém uma fatia expressiva do market-share de telecom nas regiões em que atua.

Neste período inovou ao trazer para o mercado regional, soluções de central telefônica em nuvem (PABX virtual), telefonia digital bem como soluções de email empresarial, proteção de dados online e outras soluções de infraestrutura de TI em nuvem. Surge então, a partir da necessidade de mais serviços em nuvem o interesse em agregar a linha de serviços da Platon.

Sobre a Platon

Fundada em 2013 pelo empresário Eduardo Broering, a Platon iniciou suas atividades com soluções de hospedagem de sites e e-mail corporativo voltados para o segmento empresarial.

Com a evolução do mercado de hosting e maior acessibilidade a soluções de infraestrutura, como serviço através de data centers, especializou-se como empresa de tecnologia em nuvem agregando em seu portfólio de serviços soluções de backup em nuvem, máquinas virtuais em nuvem e demais soluções personalizadas sob demanda em nuvem.

No ano de 2020 teve um crescimento superior a 40% em relação ao ano anterior e expandiu sua atuação em nível nacional atendendo clientes em todas as regiões do Brasil. Assim como a ATPlus também tem como diferencial o atendimento humanizado e consultivo, além de primar pela alta disponibilidade, desempenho e estabilidade dos serviços prestados, mantendo um índice de 99,9% de uptime em suas soluções em nuvem.

Acesse o site da ATPlus e da Platon para saber mais sobre os serviços oferecidos. 

Leia também

Empresária de Lages inspira mulheres a ocuparem cargos de liderança

Investir em imóveis durante a pandemia pode ser um bom negócio

Colunistas