nsc
nsc

Impact Hub

Aumento de faturamento e motivação empreendedora: o legado da Chamada de Impacto Monte Serrat

Sebrae/SC, Instituto Pe. Vilson Groh e Impact Hub Floripa apresentam os resultados obtidos na edição 2020 do programa, realizada na comunidade de Monte Serrat

24/03/2021 - 13h25

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Sebrae/SC, Instituto Pe. Vilson Groh e Impact Hub Floripa apresentam os resultados obtidos na edição 2020 do programa, realizada na comunidade de Monte Serrat
Programa foi realizado no Monte Serrat, em Florianópolis
(Foto: )

A Chamada de Impacto, realizada em 2020 no Monte Serrat, é uma iniciativa com o objetivo de fomentar e ampliar os pequenos negócios dessa comunidade. Promovido pelo Sebrae/SC e pelo Instituto Pe. Vilson Groh, com metodologia e execução do Impact Hub Floripa, o programa apresenta com a divulgação de um Relatório de Impacto e um vídeo seus resultados.

Dentro de um cenário de incertezas e vulnerabilidade socioeconômica, agravados pela crise causada na pandemia, os empreendedores sociais de comunidades como a do Monte Serrat, tiveram o desafio de se manter ativos. Nesse contexto, para potencializar esses empreendedores e oferecer capacitação e suporte para aqueles que ainda estavam em fase inicial, o Sebrae/SC e o Instituto Pe. Vilson Groh convidaram a rede global de apoio a empreendedores, Impact Hub Floripa, a executar a sua metodologia Chamada de Impacto na comunidade.

O programa teve duração de três meses, com a realização de oficinas 100% online, mentorias individuais e momentos para compartilhar experiências e aprendizados. Durante esse tempo, os participantes puderam aprimorar e trabalhar temas ligados à inovação, finanças, marketing e vendas.

Ao todo a Chamada de Impacto teve 30 participantes certificados, que puderam desenvolver suas ideias empreendedoras, se capacitar e qualificar a gestão do seu negócio. Mas, acima de tudo, o programa deixou como legado a motivação para que cada um acredite e evolua na sua jornada empreendedora. Confira os números:

78% dos participantes tiveram aumento real no faturamento 37% dos participantes geraram oportunidades de trabalho para outras pessoas 100% afirmaram que ter participado da Chamada de Impacto aumentou a sua motivação e comprometimento empreendedor 80% dos participantes se identificam com o gênero feminino

Merlina Saudade, participante da Chamada de Impacto, ressalta esse despertar empreendedor que o programa causa: “Além das aulas e dos materiais disponibilizados pelos professores, cada um deles despertou uma coisa em nós, que particularmente achei muito importante para empreender: se reconhecer como empreendedor”. Estes e outros dados, além das histórias como a da Merlina, podem ser conferidos em um Relatório de Impacto e no vídeo de apresentação oficial.

Sobre o programa

A Chamada de Impacto tem como objetivo principal a geração de empregos e renda para comunidades periféricas por meio do empreendedorismo. Para além das ações de cada negócio, queríamos que as pessoas por trás das iniciativas refletissem a diversidade de nossa cidade e país. Por isso, a metodologia do programa foi desenvolvida através de um olhar individualizado para os problemas, desejos e necessidades dos moradores que empreendem na comunidade. Para isso, é realizado um mapeamento do perfil dos participantes e o que mais gostariam de aprender para desenvolver suas ideias e negócios. Com essas informações, é possível reunir elementos e ferramentas de aprendizado do mundo das aceleradoras e programas de capacitação adaptados à realidade de cada região.

Realização

O Instituto Pe. Vilson Groh - IVG é uma organização da sociedade civil que se articula em rede com outras seis organizações sem fins lucrativos que desenvolvem ações educativas e socioassistenciais nas periferias da Grande Florianópolis e em Guiné-Bissau, na África, a chamada REDE IVG. O IVG desenvolve ações de fortalecimento da gestão das organizações associadas e realiza projetos, programas e ações nas áreas de educação, cultura e desenvolvimento comunitário.

O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma entidade civil sem fins lucrativos que trabalha pelo desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda.

Execução

​Impact Hub Floripa - é uma rede global de apoio a empreendedores que querem impactar o mundo positivamente. Esse apoio se dá através de: espaços de trabalho compartilhados, de eventos inspiradores e de programas inovadores, potencializando o desenvolvimento socioeconômico. Na Grande Florianópolis existem três unidades, no Norte da Ilha e centro, na capital catarinense, e na Pedra Branca, em Palhoça.

Conheça outras iniciativas do Impact Hub.

Leia também:

Gestor de comunidades: profissão ganha destaque diante da pandemia

Colunistas