nsc
nsc

Sebrae Acelera Negócios apresenta

Autopeças aposta em modelo sustentável para se manter competitiva no mercado

Em Chapecó desde 1994, Centrão Autopeças é reconhecida em toda região sul e Oeste Catarinense, além de vender via e-commerce

24/10/2019 - 13h23

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Chapecó
Centrão Autopeças
(Foto: )

Quando chegou à cidade de Chapecó, Vitor Gilmar Visoski tinha pouco dinheiro no bolso, mas uma vontade enorme de correr atrás de seus sonhos.

Quem o conheceu, anos atrás em seu primeiro emprego como vigilante de uma autopeças não imaginava que ele se tornaria um empreendedor de sucesso, proprietário de uma das maiores redes de sua categoria, a Centrão Autopeças.

O sucesso, explica Bianca Visoski, filha de Vitor e atual dirigente da loja, começou com a paixão do pai como vendedor de peças de reposição. Mas empurrãozinho “divisor de águas” veio em 1994, quando ele foi convidado para ser sócio em uma nova varejista de peças automotivas.

De vendedor a empreendedor otimista

Como empreendedor, Vitor sempre se apoiou na confiança dos amigos e parceiros da cidade. Sua característica marcante era acreditar que havia oportunidade e espaço para todos crescerem em Chapecó.

— Para ele não havia concorrentes, mas parceiros que ajudavam a fortalecer ainda mais o negócio — conta a filha, Bianca.

A generosidade de Vitor não demorou a ser retribuída. Hoje a Centrão Autopeças é bastante reconhecida no mercado de autopeças novas e usadas e expandiu a operação por toda a região Oeste de Santa Catarina e região Sul do Brasil.

Mas se engana quem pensa que a empresa parou por aí. Bianca conta que manter a boa gestão do setor de compras é uma das principais dificuldades de trabalhar no segmento automotivo.

— Nosso desafio é oferecer aos nossos clientes as peças que eles buscam de forma rápida, porque ninguém gosta de ficar com carro parado! — afirma.

Com tantos modelos de peças disponíveis, a principal preocupação da empreendedora é manter a capilaridade de seus produtos e ao mesmo tempo evitar o estoque ocioso.

Uma saída encontrada pela empresa para lidar com a situação é comercializar peças usadas em bom estado ou que ainda têm condições de serem reaproveitadas. Este modelo de negócio sustentável é apontado por Bianca como uma tendência que deve ganhar mais destaque no mercado.

Transformação Digital é a chave para inovação do mercado automotivo

Além das peças recicladas, a empresa também aposta no marketing digital e na produção de conteúdo sobre peças automotivas como estratégias para manter-se competitiva no mercado.

— Também lançamos nosso novo site de e-commerce e para que esta nova etapa seja consolidada também estamos capacitando e desenvolvendo nossos líderes e colaboradores — aponta.

As vendas online de peças automotivas estão em plena ascensão. O setor de acessórios automotivos, por exemplo, viveu um verdadeiro boom crescendo 75% no e-commerce entre 2015 e 2016, segundo dados do E-bit.

Segundo dados do Mercado Livre, 82% dos que compram peças e acessórios usam a internet e 39% são e-shoppers frequentes. Este ano a categoria também foi destaque no mercado empreendedor, com diversos modelos de negócio inovadores surgindo a partir desta categoria, conforme apontaram diversos especialistas durante a Feira do Empreendedor 2019.

O processo de transformação digital e de sucessão da empresa foi acompanhada de perto pelo Programa de Agentes Locais de Inovação, ALI. O programa, desenvolvido pelo Sebrae e CNPq, está selecionando 200 micro e pequenos negócios na Grande Florianópolis, Blumenau e Chapecó para serem atendidos a partir de novembro.

Segundo a empreendedora, o Programa também trouxe a energia e a direção que faltava para buscar inovação, item fundamental para quem trabalha com produtos e serviços relacionados a carros, ramo em constante movimento.

— Graças ao ALI pudemos viabilizar novas práticas que cativassem tanto nossos clientes, como também novas formas de melhorar nossa gestão de pessoas — concluiu.

Conheça mais sobre o Programa de Agentes Locais de Inovação.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Especiais Publicitários

Colunistas