Florianópolis recebe a autora Viviane Viana em um evento especial de fomento à leitura e celebração da empatia no dia 23 de julho, às 18h, na Livraria Divertida. Esta será a primeira vez que a autora, que reside no Rio de Janeiro, lançará um livro na capital catarinense, e promete uma tarde de atividades gratuitas e reflexões para as crianças e suas famílias.
Continua depois da publicidade
O evento é gratuito e reúne contação de histórias, brincadeiras, brindes e sessão de autógrafos. O destaque do evento é o lançamento de “Curiositas e a palavra que falta”, obra que aborda a jornada do menino Curiositas em busca de uma palavra perdida, cuja descoberta, auxiliada por Sapientia, transforma o convívio escolar.
“Curiositas e a palavra que falta” começa com uma inquietação simples: e se uma palavra sumisse do mundo? O menino Curiositas sente falta de algo que não sabe nomear. Ao tentar dividir sua sensação na escola, encontra zombarias de Insensibilis, um colega que não consegue (ou não quer) se colocar no lugar do outro. Ilustrada por Bruna Sis Brasil, a obra trata da importância da escuta e do respeito ao outro para promoção de uma cultura de paz, incentivando conversas e reflexões com as crianças.
Em entrevista ao NSC Total, Viviane Viana ressaltou a relevância do tema em um cenário preocupante para pais e educadores.
— Eu diria que o grande problema da humanidade é a falta de empatia. Se nos colocamos por um segundo no lugar do outro, evitamos muitos problemas, principalmente no contexto das escolas, onde aprender a se colocar no lugar do outro e não viver no universo do eucentrismo é fundamental e o livro fala sobre empatia sem usar a palavra empatia— explica Viviane.
Continua depois da publicidade
— É uma história para crianças, mas que conversa com os adultos também. Porque a gente não ensina empatia com discursos, e sim com exemplos, com escuta e com histórias que tocam — afirma a escritora.
Obras de Viviane
Jornalista por formação e com mestrado em Educação e especializações em Arte e Educação e Saúde Pública, Viviane Viana já foi coordenadora-geral e diretora da TV Escola. Sua experiência e vivências pessoais são a base para seus temas.
Isso porque, Viviane escreve a partir da vida vivida. Mãe de um menino autista, seus primeiros livros surgiram das tentativas de se comunicar com o filho. Como em “Tirando de Letra”, que reúne expressões idiomáticas explicadas de forma lúdica, para ajudar crianças que interpretam “tudo ao pé da letra”. Ou como em “O estranho caso da mochila que foi sozinha à escola”, que nasceu de uma cena cotidiana: o filho demorando para sair de casa até ouvir da mãe que a mochila iria sem ele.
— Meu filho deu tanta risada que essa imagem nunca mais me saiu da cabeça. Alguns temas eu não escolho, eles me escolhem. E eu não escrevo para criança, eu escrevo para as infâncias, e quando falamos de infâncias, não importa quantos anos temos — conta a autora, permitindo que adultos também se identifiquem com as histórias e suas mensagens.
Continua depois da publicidade
Em seus livros, Viviane busca criar narrativas que estimulem a reflexão sem serem meramente instrutivas, fugindo da “didatização do livro infantil”.
Evento em Florianópolis
Na Livraria Divertida, a autora vai misturar literatura e ludicidade em uma programação pensada especialmente para o público infantil e seus responsáveis. Brincadeiras como telefone sem fio, dinâmicas sobre escuta e respeito, e a contação de “Ah, se Graham Bell falasse!”, livro que aborda o uso consciente do celular, prometem divertir quem estiver presente.
A entrada para o evento é gratuita. A autora finaliza destacando que seu objetivo com os livros é “que a meninada entenda o poder da literatura”.
Serviço
Livro: Curiositas e a palavra que falta
Lançamento: 23 de julho, às 18h, na Livraria Divertida (Av. Ângelo Crema, 428 – Córrego Grande – Florianópolis/SC)
Autora: Viviane Viana 
Editora: Mais Amigos
Continua depois da publicidade
Antonietas
Antonietas é um movimento da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia também
“O que você é?”: Cineasta catarinense lança obra que une memória, identidade e ancestralidade
Clube do livro em Florianópolis incentiva a leitura de autoras femininas; saiba mais
 
				 
                                     
                            
                            
