Avaí x Figueirense jogam na noite desta quarta-feira (18), às 20h, ela Copa SC. Pelas contas do Leão da Ilha, este será o clássico de número 456, enquanto o Furacão do Estreito contabilizará como o 452. Ou seja, existe uma diferença de quatro jogos entre os dois ao longo de quase 100 anos desde a primeira partida em 13 de abril de 1924, no Campo da Bocaiúva, que terminou com a vitória do Alvinegro por 4 a 3.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

VÍDEO: Veja momento da queda que tirou Neymar do jogo com o Uruguai

Avaí x Figueirense: Veja o que está em jogo no clássico pela Copa SC

Avaí responde Procon e entende que está tudo correto; orgão vai analisar

Continua depois da publicidade

O NSC Total consultou os registros históricos de Avaí e Figueirense e encontrou os seguintes jogos contabilizados apenas pelo Leão da Ilha:

  • Avaí 1 x 0 Figueirense, no Campo da Liga, em 18 de abril de 1926, pelo Torneio Início;
  • Avaí 4 a 3, no estádio Adolfo Konder, em 16 de maio de 1943, amistoso;
  • Avaí vence o Figueirense por W.O., no estádio Adolfo Konder, no dia 5 de dezembro de 1943, pelo Citadino;
  • Avaí vence o Figueirense por W.O., no Adolfo Konder, em 26 de novembro de 1944, pelo Citadino.

O jornal O Estado, do dia 15 de abril de 1926, publicou sobre o Torneio Início, que contou com Avaí, Figueirense, Externato, Florianópolis, Internato e Trabalhista, que eram filiados.

Continua depois da publicidade

De acordo com o historiador do Alvinegro, Nelson Stadnik, o confronto não foi contabilizado porque o jogo aconteceu em um tempo inferior aos tradicionais 90 minutos, sendo entre 15 e 20 minutos, pois todos os jogos do Torneio Início eram realizados no mesmo dia.

– Se tem nove ou 10 clubes, como você vai fazer jogos de 90 minutos em apenas um dia? Então, sorteava os confrontos e assim quem eliminava o adversário e seguia no torneio, sendo disputado jogos entre 15 ou 20 minutos – explicou Nelson Stadnik.

Sobre a partida de 16 de maio de 1943, o NSC Total encontrou uma nota na edição do jornal O Estado, no dia seguinte, consultado na Hemeroteca Digital Catarinense, que aborda a vitória do Avaí por 4 a 3. Além disso, trouxe também a escalação da partida com nomes eternamente lembrados na história dos dois clubes:

  • Avaí: Adolfinho, Fateco e Diamantino; Henrique, Magrio e Beck; Zacki, – depois Galego, – depois Abelardo, Felipinho, Nizeta, Tião e Saulzinho.
  • Figueirense: Luiz, Branca-de-Neve e Chinês; Jalmo, Chocolate, Espezim, – depois Jair -, Raul, – depois Nery -, Dirceu, Monguilhote, – depois Abraão, Calico e Mandico.

Continua depois da publicidade

O historiador do Furacão do Estreito afirma que o clube guarda em seu acervo um recorte do jornal A Gazeta, de 19 de maio de 1943, que noticia que os dois presidentes, em comum acordo, anularam o encontro e marcaram um novo jogo, que foi realizado em 6 de junho de 1943.

O NSC Total consultou o registro histórico dos dois clubes, que soma uma partida nesta data e terminou com a vitória do Avaí por 6 a 1.

Porém, não foi possível localizar reportagens em jornais da época que abordam as partidas de 5 de dezembro de 1943 e 26 de novembro de 1944, válidas pelo Torneio Citadino, conforme histórico do Avaí.

Continua depois da publicidade

O historiador oficial do Leão da Ilha, Spyros Apóstolo Diamantaras, explicou que os dois W.O. são referentes ao campeonato extra de profissionais, que, segundo ele, apenas Avaí e Figueirense se inscreveram, sendo que o Alvinegro não apareceu. Por fim, afirma que, na época, houve um ofício comunicando a desistência.

– Em 1930, o Avaí perdeu para o Tamandaré por W.O. e essa derrota faz parte da estatística do clube. Não deve ser fácil ter que assumir duas derrotas por W.O. para o maior rival – afirmou o historiador.

Quem é o maior vencedor do clássico?

Levando em consideração o histórico abordado por Avaí e Figueirense, o Furacão do Estreito é o maior vencedor do clássico nos dois registros. Confira:

Veja os resultados dos últimos 5 jogos entre Avaí x Figueirense:

Continua depois da publicidade

Assista também:

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total