Principal polo turístico no inverno, a Serra Catarinense reserva atrações para turistas de todos os gostos, inclusive no verão. Com cachoeiras, rios, trilhas, cânions e montanhas, a região é uma opção para aventureiros e também para aqueles que desejam admirar as belezas naturais sem passar muito calor.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As atividades se concentram nos municípios de Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Confira, abaixo, algumas atividades para incluir no seu roteiro neste verão.

Salto de Pêndulo

A cerca de oito quilômetros do centro Urubici, o Salto de Pêndulo, no Parque Mundo Novo, é uma opção de atividade radical, oferecida pela empresa Natural Extremo. O salto é realizado à beira de um penhasco, a 100 metros de altura, que proporciona uma visão da Cascata do Avencal, com queda livre que pode chegar a 100 km/h. Mas não se preocupe, a atividade foi desenvolvida com um sistema exclusivo, que garante altos requisitos de segurança.

Tirolesa de Bike

Atividade pode ser feita no Parque Mundo Novo (Foto: Divulgação)

Outra atividade que também se encontra no Parque Mundo Novo é a tirolesa de bike. A travessia de 290 metros entre os cânions ocorre junto à Cascata do Avencal, a 120 metros de altura, pedalando em uma bicicleta sustentada por cabos de aço. É uma atividade radical que garante segurança, diversão e lindas paisagens.

Continua depois da publicidade

Morro da Igreja

Morro da Igreja fica no Parque Nacional de São Joaquim (Foto: Betina Humeres/Arquivo NSC)

A 1.822 metros de altitude, o Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, é parada indispensável para quem visita a Serra Catarinense. De lá, é possível ter uma vista única das montanhas, campos e até mesmo do litoral. Do topo, também é possível ver a Pedra Furada, escultura natural com uma “janela” de cerca de 30 metros de circunferência.

Gastronomia

A Serra também é atrai turistas pela culinária. A região é conhecida pela produção do mel de melato de bracatinga, que vem da seiva de uma árvore. Também se destaca pelo cultivo da maçã, hortaliças, pelos vinhedos e pela produção de truta. Inclusive, em Urubici, o município sedia o Festival Nacional da Truta – o Fenatruta.

Vinícolas

Por fim, não deixe de conhecer as mais de 30 vinícolas, somente nos arredores de Urubici. A maioria oferece passeios com degustação e tour por parreirais, com direito a piquenique. Também é possível adquirir os vinhos locais para levar para casa.

Leia também

Viagem de fim de semana: Confira destinos perto das capitais para relaxar

Como encontrar passagens mais baratas na hora de viajar? Confira dicas

Destaques do NSC Total