Um registro inusitado surpreendeu funcionários de um Centro de Educação Infantil (CEI) em Joinville. Um tamanduá-mirim foi flagrado passeando em um parque da unidade de ensino no bairro Vila Nova. O caso aconteceu na noite desta terça-feira (11).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O vídeo do flagrante foi publicado nas redes sociais do CEI. De acordo com a publicação, o animal foi encontrado à noite por uma professora, que ficou entusiasmada com a situação, pois nunca tinha visto um tamanduá antes.

Veja as fotos do tamanduá no CEI

Na mesma publicação, os usuários brincam que o animal “quase virou mascote” da unidade de ensino, localizada na Rua XV de novembro, no Vila Nova.

O resgate aconteceu por volta das 22h40min desta terça-feira. Os bombeiros voluntários foram acionados até o local e capturaram o tamanduá-mirim com segurança.

Continua depois da publicidade

Aparição destes animais é algo comum?

O biólogo Gilberto Ademar Duwe confirmou que o animal resgatado é da espécie tamanduá-mirim, que não é comum de ser visto em áreas urbanas. Entretanto, situações como esta têm se tornado cada vez mais frequentes.

— Como as cidades aqui da região são bem rodeadas de florestas, acaba sendo comum o aparecimento de animais silvestres dentro da área urbana. Em muitos casos não há a necessidade do animal ser resgatado, mas, caso ele seja uma ameaça às pessoas ou o animal esteja em risco, é necessário fazer o resgate — explica o biólogo.

No caso registrado no CEI, o animal provavelmente saiu da mata, por algum motivo, e acabou se perdendo na área, quando acidentalmente entrou na unidade de ensino.

O biólogo reforça que a orientação em casos como estes é acionar a Polícia Militar Ambiental ou os bombeiros. Assim, a atitude dos funcionários da unidade de ensino foi correta e garantiu a segurança do tamanduá e das pessoas.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Após índice de calor de 53°C, Joinville tem previsão de temporais com risco de granizo

Praias de sossego e bons preços no Litoral Norte de SC estão próprias para banho?

Calor em Joinville tem banho de chafariz, índice de 48ºC e 55% dos ônibus sem ar-condicionado