Uma pequena cidade de praia no Litoral Norte de Santa Catarina tem chamado atenção de turistas por conta do sossego e bons preços na temporada de verão. Cerca de 16 mil pessoas moram em Balneário Barra do Sul, porém, a cidade recebe mais de 150 mil turistas durante o período de veraneio. Banhada pelo mar, as praias da cidade chamam a atenção. Mas, é recomendado se banhar nas águas barrassulenses?
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) é o órgão responsável por avaliar a qualidade das praias do Litoral de Santa Catarina. Para a pesquisa, a equipe coleta a água e analisa se os locais estão próprios ou impróprios para banho. No caso de Barra do Sul, três trechos de praias fazem parte do estudo de qualidade.
Pode tomar banho de mar na Vigorelli, a praia de Joinville?
O resultado da última coleta, divulgado no dia 7 de fevereiro, indica que dois dos três pontos coletados estão próprios para banho. A Praia do Bispo, no trecho localizado em frente à Capela dos Navegantes, tem o melhor histórico de pesquisa. Nas cinco pesquisas realizadas neste ano, foi considerada própria em todas.
Continua depois da publicidade
Veja fotos das praias:
Já a praia do Canal do Linguado, no ponto conhecido como “Prainha da Foz do Canal do Linguado”, foi considerada própria para banho na última análise, porém, nas demais pesquisas realizadas no ano, o resultado foi impróprio.
Outro ponto que está impróprio há cinco semanas também fica no Canal do Linguado, desta vez no trecho em frente à rua Otto Fiedler.
Estes são os únicos locais que passam por essa avaliação do IMA. Entretanto, a cidade possui outras praias que são muito frequentadas por moradores e turistas, entre elas a Boca da Barra, da Picama, da Salinas, Point da Dô e a do Bispo, esta que é analisada e está própria para banho.
O gerente de Laboratório e Medições Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Marlon Daniel da Silva, explica que o saneamento básico com investimento na rede coletora de esgoto tem grande influência nos resultados da balneabilidade das praias catarinenses.
Continua depois da publicidade
Além disso, o gerente aponta que os municípios também precisam garantir que a população direcione o lixo corretamente, fazendo a reciclagem de materiais e direcionando produtos orgânicos e não reciclados para o destino correto. Isso porque estes resíduos também podem entrar em contato com as praias e prejudicar a balneabilidade.
A Casan, que é responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento do esgoto na cidade, informou que tem trabalhado para ampliar o serviço de esgotamento em Barra do Sul.
Em 2024, a Casan investiu R$ 72 milhões com apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para garantir uma cobertura de 52% de esgoto tratado. A Estação de Tratamento de Esgoto já possui capacidade de atender até 17 mil pessoas na região central do município, com uma rede coletora de 36 km, para projeto de ampliação futura. Conta ainda com o chamado tratamento terciário, que remove poluentes que não são eliminados nas etapas tradicionais para devolver à natureza um efluente com alta pureza.
Esse percentual atendido com coleta e tratamento de esgoto já teve impacto positivo para a questão da balneabilidade, indica a Casan. Porém, também depende de outros fatores, como a própria regularização dos imóveis à externa, diz o órgão. Isso porque, depois de a rede coletora ser implantada, os consumidores são notificados e autorizados a executar a ligação de esgoto dos imóveis ao sistema, sendo essa responsabilidade dos moradores.
Continua depois da publicidade
A partir de março deste ano, iniciarão as vistorias e fiscalizações nos imóveis atendidos pelo Sistema de Esgotamento Sanitário. Os locais onde ainda não há rede implantada é necessário fazer o sistema de esgoto independente (fossa, filtro e sumidouro), justamente para evitar a contaminação do solo, praias e rios.
Leia também
SC tem 25 praias e marinas premiadas no “Oscar das praias” com o selo Bandeira Azul
Praia do Litoral Norte de SC atrai quem busca sossego e bons preços na temporada de verão
Praia “sossegada” no Norte da Ilha está totalmente imprópria para banho
 
				 
                                     
                            
                            







