Durante os dias de calor intenso do verão, muitos moradores de Joinville e região têm procurado se refrescar no mar que banha a Vigorelli, a praia da cidade. No entanto, algumas pessoas têm dúvida se pode ou não tomar banho na água daquela região. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo as últimas pesquisas do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que coleta a água de várias praias do litoral catarinense e analisa se os locais estão próprios ou impróprios para banho, é seguro tomar banho de mar na Vigorelli. 

O local foi considerado próprio para banho nas cinco coletas que foram realizadas neste ano. A última vez que a pesquisa apontou que as águas que banham a Vigorelli estava imprópria para os banhistas, foi em 26 de dezembro de 2024.

“Assustador”: fotos de 30 anos mostram como foi uma das maiores enchentes de Joinville

Continua depois da publicidade

Na pesquisa, o IMA identifica a presença da bactéria Escherichia coli (E.c.), que pode ter ocorrência pela presença do esgoto sanitário no mar. Durante décadas, a Vigorelli não recebia o serviço de tratamento de esgoto, realidade que mudou em maio do ano passado, quando a região recebeu uma revitalização. Obras incluíram drenagem, pavimentação, passeios, calçadão, paisagismo, muros de contenção e rampas para embarcações. Além disso, a urbanização levou luz, água e esgoto tratado para a região.

Veja fotos da Vigorelli, a praia de Joinville

O gerente de Laboratório e Medições Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Marlon Daniel da Silva, explica que o saneamento básico com investimento na rede coletora de esgoto tem grande influência nos resultados da balneabilidade das praias catarinenses.

Além disso, o gerente aponta que os municípios também precisam garantir que a população direcione o lixo corretamente, fazendo a reciclagem de materiais e direcionando produtos orgânicos e não reciclados para o destino correto. Isso porque estes resíduos também podem entrar em contato com as praias e prejudicar a balneabilidade.

No momento, segundo o IMA, é seguro tomar banho na praia da Vigorelli. Porém, o cenário pode mudar entre uma pesquisa e outra. Por isso, é importante que a população acompanhe os relatórios de balneabilidade, que são publicados uma vez por semana, no site do órgão.

Continua depois da publicidade

Outras praias da região

Ainda conforme a última pesquisa divulgada pelo IMA na sexta-feira (7), outras 16 praias da região foram consideradas próprias para banho, sendo elas: 

  • BARRA DO SUL: Canal do Linguado (Ponto 02) na Prainha da Foz do Canal do Linguado
  • BARRA DO SUL: Praia da Barra do Sul (Ponto 01) Praia do Bispo, frente à Capela dos Navegantes 
  • BALNEÁRIO PIÇARRAS: Praia de Piçarras (Ponto 01) frente à rua Nakle Francisco
  • BALNEÁRIO PIÇARRAS: Praia de Piçarras (Ponto 02) frente à Avenida Getúlio Vargas, esquerda do molhe
  • BARRA VELHA: Praia da Barra Velha (Ponto 01), Avenida Armando Petreli, na altura do nº 555 
  • BARRA VELHA: Praia Do Cerro (Ponto 06) entre as ruas Chapecó e Maria Athanasia da Costa Chaves 
  • ITAPOÁ: Praia de Itapoá (Ponto 02), Bal. Paese, entre as ruas 1020 e 1030 
  • ITAPOÁ: Praia De Itapoá (Ponto 03) Bal. Palmeiras, na Rua 1970
  • ITAPOÁ: Praia de Itapoá (Ponto 04) Bal. Barra Do Saí, na Rua 20
  • JOINVILLE: Praia De Vigorelli (Ponto 01), 50 metros à esquerda do trapiche
  • SÃO FRANCISCO DO SUL: Praia da Enseada (Ponto 01) em frente ao posto salva vidas
  • SÃO FRANCISCO DO SUL: Praia da Enseada (Ponto 02) frente à Rua Minas Gerais 
  • SÃO FRANCISCO DO SUL: Praia da Enseada (Ponto 08) frente à Rua Acre 
  • SÃO FRANCISCO DO SUL: Praia de Itaguaçú (Ponto 03), frente à Rua Manila
  • SÃO FRANCISCO DO SUL: Praia De Ubatuba (Ponto 04), frente ao posto salva vidas
  • SÃO FRANCISCO DO SUL: Praia do Capri (Ponto 05), frente à Rua Inglaterra
  • SÃO FRANCISCO DO SUL: Prainha da Enseada (Ponto 09) frente à Rua Maceio, Frente Salva Vidas 05

Já outros nove trechos foram considerados impróprios, ou seja, o IMA não recomenda que a população se banhe nestas praias durante os próximos dias. Confira quais são os locais:

  • BARRA DO SUL: Canal do Linguado (Ponto 3), frente à Rua Otto Fiedler
  • BARRA VELHA: Lagoa De Barra Velha (Ponto 05) Rua Dr. Placido Gomes de Oliveira, altura nº336
  • BARRA VELHA: Praia da Barra Velha (Ponto 02), frente à Rua Humberto Pimentel 
  • BARRA VELHA: Praia da Barra Velha (Ponto 03), Rua Antonio R. da G. Moura
  • ITAPOÁ: Praia de Itapoá (Ponto 01), Bal. Brasília, final da Avenida 650
  • ITAPOÁ: Praia de Itapoá (Ponto 05) Av. D. Henrique Ii, frente ao Miradouro (no rio)
  • ITAPOÁ: Praia do Pontal do Norte (Ponto 06), Farol do Pontal
  • SÃO FRANCISCO DO SUL: Praia dos Paulas (Ponto 06), frente à Praça da Figueira
  • SÃO FRANCISCO DO SUL: Praia dos Paulas (Ponto 07), frente à Praça do Inglês

Continua depois da publicidade

Leia também

Câmera flagra carreta carregada com 32 toneladas de piso sem freios na BR-376

O que está previsto para a volta das obras de lote de duplicação no Norte de SC

“Gritos de socorro”: padrasto morre para salvar enteada de afogamento em rio de SC