Localizada no Norte da Ilha de Santa Catarina, Ponta das Canas está totalmente imprópria para banho. Todos os quatro pontos monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) na região, sendo dois na praia, um na lagoa e outro no canal, testaram negativo no último relatório de balneabilidade, divulgado na sexta-feira (7) pelo órgão ambiental catarinense.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O ponto mais movimentado da praia, localizado no “centrinho” da Ponta das Canas, a 100 metros da igreja, teve resultado impróprio nas três coletas feitas na última semana: na terça (3), na quinta (5) e na sexta-feira (6). O local vinha se mantendo majoritariamente próprio nesta temporada.
Outro ponto na praia, localizado em frente à rua Alcina Jannis, teve resultado impróprio na terça e na sexta-feira, mas próprio na quinta. O local vem oscilando entre próprio e impróprio ao longo desta temporada. Já os pontos na lagoa e no canal são impróprios há anos.
Em nota ao NSC Total, a prefeitura de Florianópolis disse que o problema de balneabilidade na Ponta das Canas é “reflexo das chuvas intensas dos últimos dias”. “Em casos como esse, é necessário aguardar novas coletas para que a situação seja reavaliada de forma precisa”, diz a nota.
Continua depois da publicidade
Veja onde ficam os pontos em Ponta das Canas
- Ponto 23 (100 metros à esquerda da igreja) – Imprópria
- Ponto 67 (altura do nº 5.281 da Estrada Geral, na lagoa) – Imprópria
- Ponto 70 (frente à rua Alcina Jannis) – Imprópria
- Ponto 83 (frente à rua Alcina Janis, no canal) – Imprópria
Balneablidade em SC
Outros pontos do Norte da Ilha também estão impróprios para banho. Nos Ingleses, cinco dos sete pontos tiveram resultados inadequados na última semana. Em Jurerê, três dos cinco locais avaliados pelo IMA não são balneáveis.
Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 52 estão com a água na qualidade adequada, o equivalente a 59,77%. Em toda Santa Catarina, dos 238 pontos, 88 estão impróprios para banho, o que equivale a 37% dos locais monitorados pelo IMA. Houve uma piora no Estado em relação à semana anterior: eram 160 praias próprias para banho, enquanto nesta semana são 150.
Veja a situação de algumas praias de Florianópolis
Continua depois da publicidade
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esclarece que as recentes análises do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) sobre a balneabilidade na Lagoa do Peri e a praia de Ponta das Canas são reflexo das chuvas intensas dos últimos dias, que impactam diretamente a qualidade da água em diversos pontos da cidade. Em casos como esse, é necessário aguardar novas coletas para que a situação seja reavaliada de forma precisa. A Lagoa do Peri, por se tratar de uma Unidade de Conservação, recebe atenção constante do município para garantia da sua preservação e segurança. Na Ponta das Canas, o cuidado com as boas condições de balneabilidade também é imperativo, uma vez que a região é foco de ações de fiscalização contra a presença de poluentes.
Leia também
Como a balneabilidade das praias influencia no aumento dos casos de viroses no verão






