Um avião que fazia serviço de publicidade caiu no mar de Copacabana, no Rio de Janeiro, no início da tarde deste sábado (27). O acidente aconteceu por volta das 12h30min. Um corpo foi encontrado pelas equipes de socorro. As informações são do g1.

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A queda aconteceu na altura da Rua Santa Clara, no Posto 4. As equipes foram acionadas logo depois do acidente e buscas eram feitas com jet ski por volta das 13h.

Segundo testemunhas, a aeronave afundou rapidamente depois da queda. Equipes atuam com motos aquáticas, embarcações infláveis, equipe de mergulho e apoio aéreo. Não há informações sobre as causas do acidente.

— Os jets ski estão procurando, ele caiu e afundou — disse uma testemunha.

— Os bombeiros chegaram para tentar achar o piloto e o avião que caiu muito rápido no mar — contou outra testemunha.

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A aeronave saiu do aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio, segundo funcionários do terminal. “Segundo a Torre de Jacarepaguá, somente o piloto estava a bordo”, disse o Corpo de Bombeiros. Por volta das 15h15min, os bombeiros informaram que um corpo foi localizado e será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

O que diz a FAB

“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, neste sábado (27/12), investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) — órgão regional do CENIPA, com sede no Rio de Janeiro (RJ) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-AGB na praia de Copacabana (RJ).

Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Acompanhe a investigação
Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER do CENIPA, acessível pelo site do Centro. Clique no menu “Ocorrências” e, em “Filtros de Pesquisa”, informe a matrícula da aeronave no campo “Matrícula”.

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Prazo para conclusão
A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade.

O CENIPA destaca que somente se pronuncia oficialmente sobre os resultados de suas investigações por meio da publicação do Relatório Final SIPAER, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).

Objetivo das investigações
As investigações conduzidas pelo CENIPA têm como único objetivo contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos, disseminando lições aprendidas por meio dos Relatórios Finais de investigação e, quando aplicáveis, por meio das Recomendações de Segurança. As atividades não têm o propósito de atribuir culpa ou responsabilidade civil ou criminal por um acidente aeronáutico, mas, sim, de identificar os possíveis fatores contribuintes relacionados à ocorrência, com o objetivo de preservar vidas por meio do fortalecimento da segurança do transporte aéreo. Tais diretrizes estão em conformidade com o art. 86-A da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), bem como o §4º, art. 1º, do Decreto nº 9.540/2018 (Decreto SIPAER) e o Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, da qual o Brasil é signatário.”