O avião de modelo ATR-72-500 que caiu enquanto levava 61 pessoas, sendo quatro tripulantes e 57 passageiros, em Vinhedo, interior de São Paulo, é o mesmo que fez uma viagem entre Joinville e São Paulo na última segunda-feira (5). A queda na cidade paulista aconteceu nesta sexta-feira (9).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Conforme registrou a plataforma de monitoramento de aeronaves Flightradar, a aeronave da Voepass saiu de Joinville às 18h01min e chegou em Congonhas às 19h04min.
Fotos do avião que caiu em Vinhedo e fez voo em Joinville
Continua depois da publicidade
O voo começou a ser oferecido em Joinville em maio de 2023, sempre com o modelo turboélice ATR 72 de 68 viajantes. Em junho do ano passado, o aeroporto Lauro Carneiro de Loyola também passou a ter voos diretos para Porto Alegre (RS), também por meio do mesmo modelo de aeronave.
Apesar disso, o terminal aéreo de Joinville nunca registrou problemas ou acidentes com este modelo de avião.
A reportagem do AN procurou a Voepass sobre o assunto, mas não obteve uma resposta especificamente sobre o tema, apenas sobre o acidente desta sexta-feira. Veja a nota na íntegra:
“A Voepass Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283 – avião PS – VPB, nesta sexta-feira, dia 9 de agosto, na região de Vinhedo (SP). A aeronave decolou de Cascavel (PR) às 11h46min com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e 4 tripulantes.
Continua depois da publicidade
A companhia lamenta informar que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local.
Neste momento, a Voepass Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente.
Informações para familiares, colaboradores e interessados também podem ser obtidas por meio do telefone 0800 941 9712, disponível 24h.
A Voepass Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação.”
Queda de avião em SP
O avião que caiu enquanto levava 61 pessoas, sendo quatro tripulantes e 57 passageiros em Vinhedo, interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9), teria feito uma curva brusca nos últimos momentos de sobrevoo. Ele caiu aproximadamente 4 mil metros em cerca de 1 minuto, conforme registrou a plataforma de monitoramento de aeronaves Flightradar. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
O voo COO 2283, da Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, deixou Cascavel, no Paraná, às 11h56. A aeronave deveria pousar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 13h50, mas caiu em um condomínio residencial no bairro Capela, na cidade de Vinhedo. Nenhuma casa foi atingida.
De acordo com informações da plataforma, o avião decolou até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23. Ele permaneceu assim até às 13h21, quando começou a perder altitude. Foi aí que a aeronave fez uma curva brusca, às 13h22, um minuto após o horário do último registro. Nesse momento, a altitude caiu para 1.250 metros, o que representa uma queda de aproximadamente 4 mil metros.
Leia também
Mulher morre atropelada pelo próprio carro em garagem de casa em SC
Caminhão pega fogo e duas pessoas morrem em engavetamento na BR-376, entre SC e PR
Padre Fábio de Melo visita academia de SC e viraliza na internet: “Fazer um treininho”