A Azul Linhas Aéreas encerrou as atividades em 14 cidades brasileiras, entre elas, está Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina. A decisão foi informada nessa segunda-feira (11), em uma nota emitida pela companhia aérea, que passa por um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos desde maio deste ano.
Continua depois da publicidade
Em Jaguaruna, no Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, a Azul operava um voo diário. O último voo no local foi realizado no dia 10 de março. No aeroporto de Correia Pinto, na Serra catarinense, as atividades também foram encerradas. De acordo com a companhia, as rotas operadas atualmente estão sendo racionalizadas desde julho.
“Os ajustes levam em consideração, ainda, uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, até questões de disponibilidade de frota, bem como o seu atual processo de reestruturação”, disse a Azul em nota.
Lista de cidades que não terão mais voos da Azul
- Crateús (CE);
- São Benedito (CE);
- Sobral (CE);
- Iguatú (CE);
- Campos (RJ);
- Correia Pinto (SC);
- Jaguaruna (SC);
- Mossoró (RN);
- São Raimundo Nonato (PI);
- Parnaíba (PI);
- Rio Verde (GO);
- Barreirinha (MA);
- Três Lagoas (MS);
- Ponta Grossa (PR).
A partir desta decisão, a empresa informou que irá concentrar as operações nos aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP); Confins, em Belo Horizonte (MG); e Recife, em Pernambuco, conhecidos como hubs, reduzindo as rotas com conexões.
Continua depois da publicidade
Processo de recuperação judicial da empresa
Desde 28 de maio deste ano, a empresa está em um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. Segundo a companhia, foram firmados acordos de reorganização financeira com alguns parceiros. A medida visa obter US$ 950 milhões em investimentos. A reestruturação da empresa, que inclui parceria com as companhias norte-americanas United e American Airlines, está estimada em cerca de US$ 1,6 bilhão.
Estes acordos também incluem credores, um arrendador de aeronaves e outros parceiros considerados estratégicos. A Azul ainda afirmou que suas operações e vendas seguem normalmente, e que todos bilhetes, benefícios e pontos do Azul Fidelidade serão mantidos.
Ampliação de voos da Latam em Jaguaruna
No final de junho, o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi teve a ampliação na oferta de voos. O aumento operacional da companhia aérea Latam chegará a 12 frequências semanais.
Segundo a secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), inicialmente a empresa ampliou de sete para 10 frequências semanais, que aumentarão até outubro. Além disso, foi ampliada 71% da oferta de assentos no aeroporto.
Continua depois da publicidade
O Aeroporto de Jaguaruna está sendo concedido ao Consórcio Regional Sul Airport, por meio de uma parceria público-privada (PPP) junto ao governo do Estado. O contrato foi assinado neste mês de junho. A empresa será responsável pela gestão durante os próximos 30 anos, realizando melhorias operacionais e de infraestrutura.
Leia mais
Quais os produtos afetados pelo tarifaço de Trump na exportação do Porto de Imbituba
SC pode registrar novo recorde de maior onda já surfada no Brasil
Moto pega fogo e motociclista morre após colisão em caminhão na SC-447