O conflito geracional nas empresas e organizações será um dos temas abordados na 23ª ExpoGestão, que acontece de 10 a 12 de junho, na Expoville, em Joinville. A palestra, ministrada pelo professor Márcio Boaventura Junior, envolve o papel da liderança na “batalha” Baby Boomers x Geração Z.
Continua depois da publicidade
Palestrante vai falar sobre conflito geracional nas empresas
Segundo especialistas, existem cinco gerações que marcam a atualidade: Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), Geração X (nascidos entre 1965 e 1980), Geração Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) e Geração Alpha (nascidos a partir de 2010).
A palestra “Liderando diferentes gerações com cultura ágil”, segundo Márcio, vai abordar como líderes precisam estar preparados para gerenciar diferentes gerações no ambiente corporativo.
— A gente faz um cálculo de que, para cada três funcionários, dois seriam Millennials ou Geração Z. E os líderes, na maioria das vezes, são Baby Boomers ou da Geração X. A ideologia de organização e modelo de trabalho deles são diferentes das novas gerações, o que traz conflito na troca, no dia a dia, dessa nova força de trabalho — explica Márcio.
Continua depois da publicidade
O professor associado da Fundação Dom Cabral, na área de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional, atua em treinamentos e consultorias em grandes organizações empresariais. Ele explica que a alta rotatividade dos profissionais das novas gerações tem sido um desafio para as empresas.
— A Geração X preza mais pela estabilidade, as pessoas sonhavam mais com concursos públicos, com empregos que dessem essa estabilidade. Em troca, o funcionário se dispunha a uma fidelidade à instituição. Já a Geração Z busca mais propósito, não demonstra tanto apego a bens materiais, querem um trabalho que traga satisfação, que faça sentido para ele as horas que está dedicando — disse.
Em Joinville, o palestrante promete contribuir com a formação de gestores e trazer uma mentalidade para encarar as divergências geracionais como uma possibilidade de inovação.
— A cultura ágil prepara a organização para ter um pensamento que promova uma maior adaptabilidade às necessidades do mercado atual e da nova geração. As empresas que têm tido mais sucesso são aquelas que demonstram essa adaptabilidade diante das mudanças constantes do mercado contemporâneo. (Na palestra) vamos tentar trazer elementos necessários para uma empresa ágil, que faz com que ela esteja pronta para encarar os desafios — afirma o palestrante.
Continua depois da publicidade
O palestrante sobe ao palco da ExpoGestão na terça-feira (10), às 17h30min.
Como participar
O público tem três modalidades para participar da ExpoGestão 2025: inscrição para o Congresso – auditório principal; inscrição/convite para Palestras Simultâneas e Ambiente de Negócios e Relacionamento; e aquisição do acesso aos conteúdos por meio do ExpoGestão Play.
A inscrição para o Congresso garante o benefício da transferência de titularidade na credencial, permitindo que empresas e participantes compartilhem um mesmo passaporte de acesso, ampliando o número de profissionais que acompanham o encontro. As inscrições podem ser feitas no site da ExpoGestão.
Leia também
O que palestrante vai falar sobre saúde mental e estilo de vida na 23ª ExpoGestão em Joinville
ExpoGestão apresenta palestrantes da 23ª edição do encontro que é um dos maiores do Brasil