nsc
    an

    publicidade

    Cultura

    Bailarinos de Joinville vencem maior concurso de dança da TV da Rússia

    Amanda Gomes e Wagner Carvalho são formados pela Escola Bolshoi Brasil e foram premiados neste sábado

    23/12/2018 - 15h18 - Atualizada em: 24/12/2018 - 20h11

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação AN
    Amanda e Wagner posam após premiação com o coreógrafo
    Amanda e Wagner posam após a premiação com o bailarino, Mikhail Timaev, que os ensaiou
    (Foto: )

    Os bailarinos brasileiros Amanda Gomes e Wagner Carvalho, de 23 anos, foram os grandes vencedores da 3ª edição do programa Bolshoi Ballet. O programa, transmitido pela TV Cultura da Rússia, é a única competição de balé na história da TV, tornando-se assim a maior competição desse segmento no mundo já vista pela telinha, especialmente por ser realizado no país símbolo da dança clássica. A final foi transmitida neste sábado, 22 de dezembro.

    Wagner e Amanda foram os primeiros brasileiros a participar desta competição. Durante sete episódios, os bailarinos formados pela Escola Bolshoi Brasil, sediada em Joinville, precisaram mostrar talento e técnica dignos de profissionais altamente qualificados. Eles competiram com bailarinos profissionais de teatros da Rússia e dos Estados Unidos.

    O diretor da Escola Bolshoi de Joinville, o pianista russo Pavel Kazarian, não disfarçou seu orgulho e alegria pelo resultado:

    — Nós, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, vimos a Amanda e Wagner ainda pequenos, acompanhamos a evolução e o crescimento deles. Eles sempre foram talentosos e trabalham muito, mas muito mesmo, para conquistar este resultado. Este é nosso objetivo, formar não apenas bailarinos tecnicamente preparados para o mercado, mas também profissionais que batalhem e estejam sempre buscando crescimento e novos desafios — conclui Pavel.

    Saiba mais sobre Amanda Gomes, bailarina que conquistou os principais concursos de balé do mundo

    No programa, eles estavam representando a companhia de dança da Ópera de Kazan, onde atuam. Para a competição, eles foram preparados pelo também primeiro bailarino de Kazan, Mikhail Timaev.

    Imagem mostra os bailarinos Amanda e Wagner em cena durante a competição
    Amanda e Wagner em cena durante a competição
    (Foto: )

    Elogios e notas máximas para os brasileiros

    Amanda e Wagner gravaram o programa em agosto deste ano, com repertórios de dança clássica e moderna, e algumas estreias que impressionaram os jurados. Eles receberam muitos elogios e muitas notas máximas durante todos episódios do programa, que é marcado por apresentações brilhantes e emocionantes de todos bailarinos.

    A concorrência acabou sendo a menor das preocupações para eles, que se dedicaram em dançar e mostrar um bom trabalho. Para Wagner Carvalho, eles não estavam se sentindo em uma competição.

    — Cada apresentação parecia um show mesmo. Todo mundo estava no mesmo clima, de amizade, de troca, de aprendizado e muito crescimento. A nossa Escola do Brasil foi inclusive elogiada pelos jurados. Competir com bailarinos de quem sou fã, como Julian Mackay e Dimitri Sabolevski, foi muito legal, uma experiência que tornou a competição ainda mais desafiadora pra nós — concluiu Wagner, que garante estar surpreso e honrado com o resultado.

    Além deles, outros seis casais de bailarinos, de teatros renomados na Rússia e dos Estados Unidos, também participaram da competição. O concurso era avaliado por uma banca de jurados, composta pelo diretor artístico do Balé Nacional da Estônia, Thomas Edur; pelo diretor artístico do Teatro Stanislavsky, o francês Laurent Hilaire; pela estrela do balé mundial, o russo Vladimir Malakhov; pela ensaiadora do Teatro Bolshoi de Moscou, a russa Ludmila Semenyaka; e pelo famoso coreógrafo e ensaiador Azari Plisetsky. O programa foi apresentado por Svetlana Zakharova, a principal bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou e a mais prestigiada do mundo na atualidade.

    Confira o comercial de um dos episódios, em que Amanda e Wagner dançam uma coreografia contemporânea. Eles são o último casal a aparecer no vídeo, de figurino preto.

    Deixe seu comentário:

    publicidade