O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (22) dois alertas de perigo potencial devido à baixa umidade relativa do ar, válido até as 10h de quinta-feira (23). O aviso abrange regiões opostas do Brasil, do Nordeste ao Sul, com umidade variando entre 30% e 20%, o que representa sérios riscos à saúde da população e ao meio ambiente.
Continua depois da publicidade
O aviso abrange as regiões do Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba), Sudeste e Centro-Oeste, com presença também do Sul (Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul).
Segundo o Inmet, os principais riscos incluem incêndios florestais, ressecamento da pele, irritações nos olhos, boca e nariz, além de desconforto respiratório.
Recomendações de segurança
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Ceará é o estado mais afetado pela baixa umidade
O estado do Ceará é o mais afetado pelo alerta. Entre os principais municípios estão Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Granja, Itapipoca, Pentecoste, Quixadá, Quixeramobim, Iguatu, Icó, Limoeiro do Norte, Russas, Jaguaribe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo, Mauriti, entre outros. Ou seja, praticamente todo o território do Ceará, com exceção de pequenas partes próximas à divisa com o Piauí e ao extremo sul.
Continua depois da publicidade
Em seguida, aparece o Rio Grande do Norte. As três regiões cobertas pelo alerta amarelo do Inmet formam praticamente o estado inteiro, excluindo apenas a faixa litorânea de Natal e adjacências, como o Leste Potiguar. Já em Pernambuco, as duas regiões em alerta cobrem a maior parte do território fora da área metropolitana do Recife.
Em São Paulo, praticamente todo o interior do estado está sob alerta, com exceção da Região Metropolitana da capital.

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
 
				 
                            
                            



