Uma baleia Jubarte encalhou na manhã desta quinta-feira (11) na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul. Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o animal está vivo, mas debilitado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
A princípio foi constatado que se trata de uma Jubarte (Megaptera novaeangliae), de aproximadamente 7,3 metros de comprimento. No momento, o animal está severamente debilitado, apresenta respiração fraca, não parece querer nadar, além de estar com escoriações profundas na cauda e com vários ferimentos pelo corpo.
Cobra entre as mais venenosas do Brasil é encontrada dentro de gaveta em Jaraguá do Sul
Continua depois da publicidade
Desde que o encalhe ocorreu, a equipe veterinária do PMP-BS está no local avaliando as condições de saúde do animal e quais procedimentos serão necessários, seguindo as diretrizes do Plano de Ação Nacional (PAN) para Atendimento a Encalhes de Grandes Cetáceos. Ainda conforme o PMP-BS, mais informações serão divulgadas nas próximas horas após novas avaliações da equipe de médicos veterinários.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras, de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Leia também
“Grapixo”, morador de SC, atravessa continentes e se emociona na interação com chineses
Fotos antigas mostram como começou multinacional de SC conhecida como “fábrica de bilionários”
Morador de SC gasta mais de R$ 1 milhão para “se tornar Madonna” e fica conhecido mundialmente